Propriedades físicas e mecânicas de painéis de lâminas paralelas (PLP) produzidos com madeira de Hevea brasiliensis
Resumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar a viabilidade de utilização da espécie Hevea brasiliensis para produção de painéis de lâminas paralelas (PLP). Os painéis foram produzidos com sete lâminas dispostas na mesma direção da grã, coladas com os adesivos resorcinol-formaldeído (RF) e poliuretano vegetal (PV), com três gramaturas (240, 280 e 320 g.m-2), pressão específica de 1 MPa e temperatura de prensagem ambiente. Em relação aos ensaios físicos realizados, foi avaliada a umidade, densidade aparente e absorção de água dos painéis; já para as propriedades mecânicas, foi avaliada a resistência e rigidez à compressão paralela às fibras e a dureza Janka. Os resultados indicaram diferença estatística dos efeitos principais: a gramatura e tipo de adesivo apenas na absorção de água e no ensaio de compressão paralela. Para todas as propriedades avaliadas, ambos adesivos apresentaram comportamento similar. Os painéis ficaram abaixo do limite máximo de 10% para resistência à delaminação. Concluiu-se que a espécie apresenta viabilidade técnica para a produção de painéis PLP, podendo minimizar os custos de produção por meio da utilização de menor gramatura de ambos adesivos estudados.
Publicado
2020-03-10
Edição
Seção
Artigo original (Original research)
Copyright (c) 2020 Revista Ciência da Madeira (Brazilian Journal of Wood Science)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CIÊNCIA DA MADEIRA resguarda o direito de modificar o trabalho em quaisquer hipóteses na ordem gramatical e ortográfica com o objetivo de manter a utilização correta da língua portuguesa ou ingles.
A CIÊNCIA DA MADEIRA passa a possuir o direito sobre todos os trabalhos enviados quanto a reprodução e publicação online.