Rede de apoio familiar à gravidez e ao parto na adolescência: uma abordagem moscoviciana

  • Greice Carvalho de Matos Universidade Federal de Pelotas
  • Marilu Correa Soares Universidade Federal de Pelotas
  • Ana Paula de Lima Escobal Universidade Federal de Pelotas
  • Pricilla Porto Quadro Universidade Federal de Pelotas
  • Juliana Baptista Rodrigues Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave: Adolescente, Gravidez na adolescência, Apoio social

Resumo

Objetivo: identificar as redes de apoio familiar às mulheres que vivenciaram a gestação e o parto recorrentes na adolescência. Métodos: estudo descritivo com abordagem qualitativa. Fizeram parte desta pesquisa 30 mulheres que vivenciaram a gestação e o parto recorrente na adolescência. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada e analisados com base na Análise Textual Discursiva. Resultados: a família apresentou-se como principal fonte de apoio, a presença da mesma foi atrelada a discursos positivos, confirmando o pressuposto inicial deste estudo, de que a fragilidade na rede de apoio desencadeia, na adolescente, sentimentos negativos do processo de gestar e parir. Considerações finais: a figura materna apresentou‐se como principal rede de apoio sendo referenciada como importante suporte para a adolescente na vivência da gestação e do parto.

Biografia do Autor

Greice Carvalho de Matos, Universidade Federal de Pelotas
Mestranda do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas/UFPel.Bolsista CAPES. Enfermeira graduada pela Universidade Federal de Pelotas/UFPel.Participa do Núcleo Pesquisa e Estudos com crianças, adolescentes, mulheres e famílias- NUPECAMF/ Fen.
Marilu Correa Soares, Universidade Federal de Pelotas
Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Pelotas (1981), Mestrado em Assistencia em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e Doutorado em Enfermagem em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2007). Atualmente é coordenadora do comitê de ética em pesquisa da Universidade Federal de Pelotas, professor Associado I da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Materno Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, saúde da mulher no ciclo gravídico-puerperal, adolescência, assistência de enfermagem e Bioética. Líder do Núcleo de Pesquisa e Estudos com Crianças, adolescentes, Mulheres e Famílias (NUPECAMF) 
Ana Paula de Lima Escobal, Universidade Federal de Pelotas
Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Pelotas (2010) e mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Pelotas (2012). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas/RS (Bolsista CAPES) 2014. Membro do Núcleo Pesquisa e Estudos com crianças, adolescentes, mulheres e famílias- NUPECAMF. Professora Substituta da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas. 
Pricilla Porto Quadro, Universidade Federal de Pelotas
Atualmente é aluna da graduação de Enfermagem pela Universidade Federal de Pelotas. Participa do projeto de extensao Prevenção e Promoçaõ da Saude em grupos de Gestante e Puerperas. Membro do Nucleo de Pesquisas e Estudos com Crianças, Adolescentes, Mulheres e Familias - NUPECAMF. No momento é bolsista PIBIC do projeto Grupos de Gestantes, Puérperas e Familiares: cenário para a humanização da atenção. 
Juliana Baptista Rodrigues, Universidade Federal de Pelotas
Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel (2014). Atua como Enfermeira no Hospital Escola/UFPel. Cursa Especialização em Saúde Pública com Ênfase em Saúde da Família no Centro Universitário Internacional (PR) - UNINTER.
Publicado
2019-01-08
Como Citar
1.
Matos GC de, Soares MC, Escobal AP de L, Quadro PP, Rodrigues JB. Rede de apoio familiar à gravidez e ao parto na adolescência: uma abordagem moscoviciana. J. nurs. health. [Internet]. 8º de janeiro de 2019 [citado 18º de abril de 2024];9(1). Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/12754
Seção
Artigos Originais/ Original Articles