Da experiência de ouvir vozes: não estamos sozinhos(as)!

  • Liamara Denise Ubessi Universidade Federal de Pelotas - UFPel
  • Marcos Aurélio Matos Lemões Universidade Federal de Pelotas.
  • Roberta Antunes Machado Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.
  • Andrea Regina Molina Jaekel Bender Centro de Atenção Psicossocial Escola. Associação de Usuários dos Serviços de Saúde Mental de Pelotas – AUMSSPE.
  • Ivon Fernandes Lopes Universidade Católica de Pelotas – UCPel, Associação de Usuários dos Serviços de Saúde Mental de Pelotas – AUMSSPE, coletivo Povaréu Sul, Rádio Com, Conselho Gestor Regional e Municipal da Saúde Mental, Comissão Municipal de Saúde Mental, Conselho Municipal de Saúde de Pelotas e Comitê de Ética em Pesquisa da UFPel.
  • Carlos Alberto Narciso Zacaria Grupo Vocal Esperança, Musical Los Lokos e Associação de Usuários dos Serviços de Saúde Mental de Pelotas – AUMSSPE.
  • Vanda Maria da Rosa Jardim Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente da Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS, Brasil.
Palavras-chave: Saúde mental, Ouvir vozes, Experiências

Resumo

-

Biografia do Autor

Liamara Denise Ubessi, Universidade Federal de Pelotas - UFPel
Camponesa. Ouvidora de vozes. Estudante de Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas – UFPel. Graduada em Psicologia, Enfermagem. Sanitarista. Mestrado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí. Doutorado em Ciências: práticas sociais em enfermagem e saúde pela UFPel. Integra à Associação de Usuários(as) dos Serviços de Saúde Mental de Pelotas - AUSSMPE e o Coletivo Povaréu Sul. Docente na Escola de Saúde da Faculdade Meridional IMED, Passo Fundo/RS e professora substituta na Faculdade de Enfermagem da UFPel.
Marcos Aurélio Matos Lemões, Universidade Federal de Pelotas.
Enfermeiro.Doutor em Ciências pela Universidade Federal de Pelotas. Pós Doutorando Bolsista  do Programa Nacional Pós Doutorado- PNPD CAPES do Programa de Pós Graduação Enfermagem UFPel,.
Roberta Antunes Machado, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.
Enfermeira. Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Enfermagem, UFPel.  Colaboradora no Grupo de Pesquisa Saúde Mental e Coletiva. Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.
Andrea Regina Molina Jaekel Bender, Centro de Atenção Psicossocial Escola. Associação de Usuários dos Serviços de Saúde Mental de Pelotas – AUMSSPE.
Agricultura, artesã, ouvidora de vozes desde criança, usuária do Centro de Atenção Psicossocial Escola há 12 anos, integrante da Associação de Usuários dos Serviços de Saúde Mental de Pelotas – AUMSSPE.
Ivon Fernandes Lopes, Universidade Católica de Pelotas – UCPel, Associação de Usuários dos Serviços de Saúde Mental de Pelotas – AUMSSPE, coletivo Povaréu Sul, Rádio Com, Conselho Gestor Regional e Municipal da Saúde Mental, Comissão Municipal de Saúde Mental, Conselho Municipal de Saúde de Pelotas e Comitê de Ética em Pesquisa da UFPel.
Acadêmico de Serviço Social pela Universidade Católica de Pelotas – UCPel, presidente da Associação de Usuários dos Serviços de Saúde Mental de Pelotas – AUMSSPE, membro do coletivo Povaréu Sul, da diretoria da Rádio Com, do Conselho Gestor Regional e Municipal da Saúde Mental, da Comissão Municipal de Saúde Mental, do Conselho Municipal de Saúde de Pelotas e do Comitê de Ética em Pesquisa da UFPel.
Carlos Alberto Narciso Zacaria, Grupo Vocal Esperança, Musical Los Lokos e Associação de Usuários dos Serviços de Saúde Mental de Pelotas – AUMSSPE.
Integrante do Grupo Vocal Esperança, do Musical Los Lokos e da Associação de Usuários dos Serviços de Saúde Mental de Pelotas – AUMSSPE.
Vanda Maria da Rosa Jardim, Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente da Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS, Brasil.
Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente da Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS, Brasil.
Publicado
2018-09-19
Como Citar
1.
Ubessi LD, Lemões MAM, Machado RA, Bender ARMJ, Lopes IF, Zacaria CAN, Jardim VM da R. Da experiência de ouvir vozes: não estamos sozinhos(as)!. J. nurs. health. [Internet]. 19º de setembro de 2018 [citado 23º de abril de 2024];80. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/13424
Seção
Especial/ Special