A escuta de vozes na infância: uma revisão integrativa

Palavras-chave: Crianças, Comportamento infantil, Esquizofrenia infantil

Resumo

Objetivo: identificar e analisar a produção científica acerca da escuta de vozes na infância por meio da revisão integrativa. Métodos: a busca ocorreu nas bases de dados National Library of Medicine, Literatura Científica e Técnica da América Latina e Caribe e Publishier Medline, realizada no mês de março de 2018, com os descritores: criança, comportamento infantil, esquizofrenia infantil, delusões e a palavra-chave escuta de vozes, integraram a revisão 10 artigos publicados no período de 2013 a 2017. Resultados: percebe-se que as pesquisas apontaram para a predominância de saberes hegemônicos, os quais relacionam as experiências das crianças que ouvem vozes, com o diagnóstico de esquizofrenia, baseando o tratamento pela prescrição de psicofármacos. Considerações Finais: identificou-se uma produção incipiente de pesquisas na área da saúde mental que dão ênfase a temática da escuta de vozes na infância, principalmente no cenário científico brasileiro.

Biografia do Autor

Clarissa de Souza Cardoso, Universidade Federal de Pelotas
Enfermeira, estudante do programa de pós-graduação da faculdade de enfermagem da universidade federal de pelotas, membro do grupo de pesquisa em saúde mental e coletiva da faculdade de enfermagem.
Publicado
2018-09-19
Como Citar
1.
Cardoso C de S, Pereira VR, Oliveira NA, Coimbra VCC. A escuta de vozes na infância: uma revisão integrativa. J. nurs. health. [Internet]. 19º de setembro de 2018 [citado 28º de março de 2024];80. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/14043
Seção
Revisão Sistemática e Integrativa/ Systematic and Integrative Review