Casa de apoio: suporte às mulheres com câncer de mama

Palavras-chave: Neoplasias da mama, Enfermagem em saúde comunitária, Apoio social

Resumo

Objetivo: conhecer o suporte oferecido às mulheres com câncer de mama em uma casa de apoio. Métodos: estudo qualitativo, descritivo e exploratório, realizado em uma casa de apoio às pessoas com câncer. Participaram do estudo seis mulheres em tratamento para câncer de mama. Os dados foram coletados pelo grupo focal e analisados pela análise de conteúdo. Resultados: o enfrentamento do câncer de mama após o diagnóstico é marcado pelo medo e insegurança, sendo a casa de apoio como suporte social e psicológico, representando confiança e fortalecimento para o tratamento. Considerações finais: a casa e grupos de apoio, a equipe de enfermagem, amigos e familiares são importantes suportes para contribuir com um bom prognóstico da mulher que vive com câncer de mama.

Biografia do Autor

Carla Inês Kuhn, FADEP - Faculdade de Pato Branco.
Enfermeira. Graduada pela Faculdade de Pato Branco - FADEP.
Débora Góes da Silva Simionato, Faculdade de Pato Branco - FADEP.
Enfermeira. Graduada pela Faculdade de Pato Branco - FADEP.
Cleunir de Fátima Candido de Bortoli, FADEP - Faculdade de Pato Branco.
Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Professora do curso de Enfermagem da Faculdade de Pato Branco - FADEP.
Joeci Baldin Amorim Coelho, Faculdade de Pato Branco - FADEP.
Enfermeira. Especialização em Educação Profissional na Área de Saúde e Enfermagem. Especialização em Enfermagem com Área de Concentração em Materno-Infantil. Especialização em Enfermagem em Nefrologia. Professora do curso de Enfermagem da Faculdade de Pato Branco - FADEP.
Publicado
2018-12-14
Como Citar
1.
Kuhn CI, da Silva Simionato DG, de Bortoli C de FC, Amorim Coelho JB. Casa de apoio: suporte às mulheres com câncer de mama. J. nurs. health. [Internet]. 14º de dezembro de 2018 [citado 28º de março de 2024];8(3). Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/14507
Seção
Artigos Originais/ Original Articles