Roteiro adaptado de análise de conteúdo - modalidade temática: relato de experiência / Adapted guide of content analysis - thematic modality: report of experience

Palavras-chave: Pesquisa qualitativa, Projetos de pesquisa, Análise qualitativa, Pesquisa em enfermagem

Resumo

Objetivo: relatar sobre o uso de um roteiro adaptado de análise de conteúdo - modalidade temática. Método: relato de experiência referente à aplicação de um roteiro instrutivo, cuja experiência foi vivenciada num Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Enfermagem. O material didático foi desenvolvido por pesquisadores e alunos participantes do Curso Análise de Dados Qualitativos, ministrado por um docente externo. Resultados: a proposta de roteiro foi organizada em três etapas: determinação das diretrizes para a organização dos dados; processo de aglutinação e categorização das informações e; orientações para a descrição, interpretação e inferências dos resultados. Considerações finais: o roteiro se apresenta de forma didática, com linguagem clara e objetiva e isso pode auxiliar pesquisadores e estudantes na execução da técnica de análise de conteúdo modalidade temática, com mais assertividade.

Biografia do Autor

Andressa Martins Dias Ferreira, Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Universidade Estadual de Maringá (UEM).
João Lucas Campos de Oliveira, Faculdade de Enfermagem (FAEN). Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
Enfermeiro. Doutor em Enfermagem. Docente da Faculdade de Enfermagem (FAEN). Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
Verusca Soares de Souza, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR).
Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente de Enfermagem pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR).
Nadia Raquel Suzini Camillo, Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Marcelo Medeiros, Faculdade de Enfermagem (FEN). Universidade Federal de Goiás (UFG).
Enfermeiro. Doutor em Enfermagem. Docente da Faculdade de Enfermagem. Universidade Federal de Goiás (UFG).
Sonia Silva Marcon, Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Programa de Pós-Graduação de Enfermagem. Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Laura Misue Matsuda, Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Enfermeira. Pós-doutora em Enfermagem. Docente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Publicado
2020-01-09
Como Citar
1.
Dias Ferreira AM, de Oliveira JLC, de Souza VS, Camillo NRS, Medeiros M, Marcon SS, Matsuda LM. Roteiro adaptado de análise de conteúdo - modalidade temática: relato de experiência / Adapted guide of content analysis - thematic modality: report of experience. J. nurs. health. [Internet]. 9º de janeiro de 2020 [citado 25º de abril de 2024];10(1). Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/14534
Seção
Relato de Experiência/ Experience Report