Benefícios e limitações da sistematização da assistência de enfermagem na gestão em saúde / Benefits and restrictions of systematization of nursing assistance in health management

Palavras-chave: Enfermagem, Processo de enfermagem, Equipe de enfermagem, Gestão em saúde, Administração de serviços de saúde

Resumo

Objetivo: conhecer na literatura benefícios e limitações da Sistematização da Assistência de Enfermagem na gestão em saúde. Métodos: revisão integrativa, realizada nas bases de dados eletrônicas Base de Dados de Enfermagem e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, com artigos originais, disponíveis na íntegra, publicados entre 2007 a 2017, em idioma português. Resultados: foram incluídos 10 artigos que abordam as principais contribuições da sistematização da assistência de enfermagem na gestão em saúde (organização do serviço, qualidade assistencial, controle de gastos, melhor avaliação e fiscalização da assistência, maior autonomia profissional e aumento da segurança do paciente) e limitações encontradas (falta de profissionais, sobrecarga de trabalho, desconhecimento da equipe e ausência de capacitações). Conclusões: considera-se uma excelente ferramenta para a gestão em saúde, por apresentar benefícios às instituições, qualificando o cuidado e melhorando os processos de gestão.

Biografia do Autor

Brendo Vitor Nogueira Sousa, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Enfermeiro, Pós-Graduado em Urgência, Emergência e UTI pela Faculdade Adventista da Bahia e Gestão em Saúde pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Residente em Enfermagem pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Criança pela FEPECS-DF. 
Claudia Feio da Maia Lima, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
Doutora em Enfermagem pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Docente do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Antônio de Jesus, Bahia, Brasil.
Nuno Damácio de Carvalho Félix, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
Doutorando em Enfermagem pela Faculdade Federal da Paraiba, Docente Assistente do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Antônio de Jesus, Bahia, Brasil.
Fernanda de Oliveira Souza, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
Doutoranda em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Feira de Santana, Docente Assistente na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Antônio de Jesus, Bahia, Brasil.
Publicado
2020-03-31
Como Citar
1.
Sousa BVN, Lima CF da M, Félix ND de C, Souza F de O. Benefícios e limitações da sistematização da assistência de enfermagem na gestão em saúde / Benefits and restrictions of systematization of nursing assistance in health management. J. nurs. health. [Internet]. 31º de março de 2020 [citado 20º de abril de 2024];10(2). Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/15083
Seção
Revisão Sistemática e Integrativa/ Systematic and Integrative Review