Violência doméstica contra a mulher: visão de enfermeiros pós-graduandos em obstetrícia no Piauí

  • Denise Silva dos Santos Centro Universitário Uninovafapi http://orcid.org/0000-0002-4264-5275
  • Juliana Macêdo Magalhães Enfermeira. Mestre em Saúde da Família. Centro Universitário Uninovafapi. Piauí (PI), Brasil.
  • Magda Coeli Vitorino Sales Côelho
  • Camila Aparecida Pinheiro Landim Almeida Enfermeira. Doutora em Ciências. Centro Universitário Uninovafapi. Piauí (PI), Brasil.
  • Magda Rogéria Pereira Viana Enfermeira. Mestre em Saúde da Família. Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP). São José dos Campos (SP), Brasil.
  • Claudia Maria Sousa de Carvalho http://orcid.org/0000-0002-4264-5275
  • Antônio Adeilson Mendes Pereira http://orcid.org/0000-0002-8928-127X
Palavras-chave: Violência doméstica, Violência contra a mulher, Educação em enfermagem, Prática profissional, Enfermagem

Resumo

Objetivo: conhecer a visão de enfermeiros pós-graduandos em obstetrícia sobre a violência contra a mulher. Métodos: estudo descritivo, exploratório, com abordagem qualitativa, desenvolvido em um Centro Universitário do Estado do Piauí. Participaram do estudo, 18 enfermeiros discentes do curso de Pós-Graduação em Obstetrícia. Para a coleta de dados, utilizou-se a entrevista com roteiro semiestruturado, organizados e apresentados pelo método Discurso do Sujeito Coletivo. Resultados: a violência doméstica foi entendida como física, psicológica e sexual. Há necessidade de planejamento, para acolhimento e coordenação do cuidado no atendimento às vítimas, que sentem medo e insegurança. Conclusão: é imperativo ampliar o espaço de discussão do problema, propiciando educação continuada aos Enfermeiros que assistem essa clientela, a fim de favorecer identificação e assistência qualificada à mulher vítima de violência.

Biografia do Autor

Denise Silva dos Santos, Centro Universitário Uninovafapi
Enfermeira. Graduada em Enfermagem pelo Centro Universitário Uninovafapi.
Juliana Macêdo Magalhães, Enfermeira. Mestre em Saúde da Família. Centro Universitário Uninovafapi. Piauí (PI), Brasil.
Mestre. Docente do Departamento de Enfermagem do Centro Universitário Uninovafapi. Teresina (PI), Brasil
Magda Coeli Vitorino Sales Côelho
Enfermeira. Mestre em Saúde da Família. Centro Universitário Uninovafapi. Piauí (PI), Brasil.
Claudia Maria Sousa de Carvalho
Enfermeira. Mestre em Políticas Públicas. Centro Universitário Uninovafapi. Piauí (PI), Brasil.
Antônio Adeilson Mendes Pereira
Enfermeiro. Especialista em MBA gestão e auditoria em sistemas de saúde. Centro Universitário Uninovafapi. Piauí (PI), Brasil. 
Publicado
2019-12-26
Como Citar
1.
Santos DS dos, Magalhães JM, Côelho MCVS, Almeida CAPL, Viana MRP, Carvalho CMS de, Pereira AAM. Violência doméstica contra a mulher: visão de enfermeiros pós-graduandos em obstetrícia no Piauí. J. nurs. health. [Internet]. 26º de dezembro de 2019 [citado 24º de abril de 2024];9(3). Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/17198
Seção
Artigos Originais/ Original Articles