Avaliação nutricional subjetiva global em pacientes com úlceras venosas em unidades de saúde da família / Subjective global nutritional assessment in patients with venous ulcers at family health units

Palavras-chave: Úlcera varicosa, Estado nutricional, Cicatrização

Resumo

Objetivo: descrever a avaliação nutricional subjetiva global em pacientes com úlcera venosa acompanhados em Unidades de Saúde da Família. Método: pesquisa quantitativa, descritiva, com 30 pacientes de cinco unidades do distrito sanitário do Subúrbio Ferroviário, em Salvador, Bahia, que estiveram em atendimento de março a junho de 2019. Para realização do estudo, foi utilizada a técnica de amostra não probabilística por conveniência. Resultados: pela avaliação subjetiva global, os pacientes foram classificados como bem nutridos, porém percebe-se um percentual alto de obesidade, sendo necessária uma educação em saúde para que a escolha do alimento seja de acordo com o teor calórico. Conclusões: é de fundamental importância que o profissional de saúde ofereça um cuidado integral ao paciente com úlcera venosa, realizando intervenções precisas e evidenciando a atenção ao estado nutricional durante todo tratamento, uma vez que a nutrição pode reduzir o tempo de tratamento das lesões.

Biografia do Autor

Cristiane Costa Reis da Silva, Universidade Federal de São Paulo
Pesquisadora Independente, Mestre e Doutora em Ciências da Saúde, área de concentração de Medicina Baseada em Evidências na Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pós-doutora em Enfermagem pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra.
Yara Cordeiro Guimarães
Enfermeira -Tribunal de Justiça da Bahia, Pós-graduanda em Emergência e UTI. Pós-graduanda em enfermagem dermatológica pela Atualiza Cursos.
Irani Gomes dos Santos
Nutricionista, Especialista em Nutrição Clínica e Mestre em Ensino em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Coordenadora do Curso de Nutrição na Faculdade Santa Marcelina.
Celsa Da Silva Moura Souza, Universidade Federal do Amazonas
Nutricionista, Especialista em Nutrição Clínica, Mestre em Ensino em Ciências da Saúde e Doutorado em Saúde Baseada em Evidências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Professora Adjunta II na Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
Gilberto Tadeu Reis da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Prof. Dr. Gilberto Tadeu Reis da Silva Pós-doutor em Ensino em Ciências da Saúde, Doutor em CiênciasProfessor Titular na Universidade Federal Da BahiaBolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq - 2Professor Visitante no Exterior - Bolsa CNPq (2019-2020)Associado Fundador STTI - Capítulo RHO UPSILONCurrículo Lattes - http://lattes.cnpq.br/4356692669319025Índice de citações - https://scholar.google.com/citations?hl=pt-BR&user=r79cJxQAAAAJResearcherID: G-6053-2014 ORCID: 0000-0002-0595-0780 Publons: 1508706
Publicado
2020-07-06
Como Citar
1.
da Silva CCR, Guimarães YC, dos Santos IG, Souza CDSM, da Silva GTR. Avaliação nutricional subjetiva global em pacientes com úlceras venosas em unidades de saúde da família / Subjective global nutritional assessment in patients with venous ulcers at family health units. J. nurs. health. [Internet]. 6º de julho de 2020 [citado 20º de abril de 2024];10(2). Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/18413
Seção
Artigos Originais/ Original Articles