Prática ambulatorial de enfermagem na prevenção do câncer de mama: relato de experiência / Outpatient nursing practice in the prevention of breast cancer: experience report

Palavras-chave: Assistência ambulatorial, Enfermagem no consultório, Neoplasias da mama

Resumo

Objetivo: compartilhar a experiência vivenciada na elaboração e implementação de um ambulatório de enfermagem no enfrentamento do câncer de mama, colaborando com a práxis profissional. Método: relato de experiência vivenciada no período de julho de 2017 a julho de 2018, prestando assistência a 21 mulheres na faixa etária de 23 a 68 anos. Resultados: os achados foram agrupados reunindo as principais características da experiência aos elementos-chave, sendo divididas em quatro categorias: fatores positivos, fatores negativos, diferenciais e potencialidades. Conclusão: foi possível perceber a importância em se destacar o potencial do(a) enfermeiro(a) para transitar nos distintos contextos da profissão, trazendo maior visibilidade para a sua atuação em ambulatórios.

Biografia do Autor

Brenda Torquato Ribeiro, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
Enfermeira pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Especialista em Enfermagem na Saúde do Adulto na Modalidade de Residência pela Universidade Federal de Juiz de Fora.
Leidiléia Mesquita Ferraz, Centro universitário Estácio de Sá. Juiz de Fora - MG
Enfermeira. Integrante do Projeto de Extensão Universitária “DE PEITO ABERTO" no Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU/UFJF) Especialização em Gestão Pública de Organizações de Saúde. Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF. Especialização em Micropolítica da Gestão e Trabalho em Saúde. Universidade Federal Fluminense – UFF. Especialização em Programa da Saúde da Família. Faculdade Gama Filho, Rio de Janeiro – RJ. Especialização em Enfermagem do Trabalho. Faculdade Redentor - Núcleo-Pós: Aperfeiçoamento Profissional Ltda. Itaperuna – RJ.  
Simone Meira Carvalho, Universidade Federal de Juiz de Fora
Fisioterapeuta. Doutoranda Programa de Pós-Graduação do departamento de Psicologia da UFJF. Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora Assistente  Departamento de Fisioterapia do Idoso, do Adulto e Materno-Infantil da Faculdade de Fisioterapia da UFJF . Vice Coordenadora do Projeto de Extensão DE PEITO ABERTO: programa de prevenção e acompanhamento integrado no câncer de mama (HU/UFJF).
Jaqueline Ferreira Ventura Bittencourt, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
Doutora em enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Professora associada da Faculdade de Enfermagem - UFJF. Departamento de Enfermagem Aplicada. Tutora do Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde do Adulto/ Enfermagem (HU/UFJF). Coordenadora do Projeto de Extensão DE PEITO ABERTO: programa de prevenção e acompanhamento integrado no câncer de mama (HU/UFJF). 
Publicado
2021-09-10
Como Citar
1.
Ribeiro BT, Ferraz LM, Carvalho SM, Bittencourt JFV. Prática ambulatorial de enfermagem na prevenção do câncer de mama: relato de experiência / Outpatient nursing practice in the prevention of breast cancer: experience report. J. nurs. health. [Internet]. 10º de setembro de 2021 [citado 16º de abril de 2024];11(4). Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/19126