Utilização das práticas integrativas e complementares em saúde no pré-natal: revisão integrativa/ Use of integrative and complementary health practices in prenatal: an integrative review

Palavras-chave: Terapias complementares, Gravidez, Cuidado pré-natal

Resumo

Objetivo: identificar na literatura a utilização das práticas integrativas e complementares em saúde no pré-natal. Método: revisão integrativa realizada entre maio de 2019 e março de 2021 em três bases de dados. Conforme protocolo pré-definido foram selecionados 18 trabalhos para análise crítica a partir da questão norteadora “Quais práticas integrativas e complementares em saúde são usadas no pré-natal?” Resultados: os estudos foram classificados em dois grupos: práticas usadas pelas gestantes e práticas indicadas por profissionais. A prática mais usada pelas gestantes foi a fitoterapia e as mais indicadas pelos profissionais foram homeopatia e medicina tradicional chinesa. A categoria profissional que mais apareceu fazendo trabalho a respeito do tema foi a enfermagem. Conclusões: todas as práticas indicadas pelos profissionais trouxeram benefícios para as gestantes, mostrando segurança em sua utilização. Contudo, as práticas não são incorporadas em sua totalidade, o que indica a necessidade de ampliação de seu uso durante o pré-natal.

Biografia do Autor

Elida Sabrina dos Santos Roblejo, Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH)
Graduação de Enfermagem pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL Campus Arapiraca (2012). Especialização em Enfermagem Obstétrica, na Modalidade Residência, pela Universidade Federal de Sergipe - UFS (2015). Especialização em Enfermagem do Trabalho pela Faculdade Maurício de Nassau (2017). Especialização em Saúde da Família pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (2020). 
Joel Roblejo Torres, Programa Mais Médicos Governo Federal. Secretaria Municipal de Itapicuru-BA
Graduação em Medicina pela Universidad de Ciencias Médicas de Holguín (2011). Especialização em Medicina Geral e Integral pela Universidad de Ciencias Médicas de Holguín (2014)  e Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família (2019). 
Erik Asley Ferreira Abade, Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISS/UFBA). Secretaria Municipal da Saúde de Salvador (SMS/Salvador).
Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Alagoas - Campus Arapiraca (2012). Mestrado em Saúde Coletiva pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (2015). 
Publicado
2021-04-13
Como Citar
1.
Roblejo ES dos S, Torres JR, Abade EAF. Utilização das práticas integrativas e complementares em saúde no pré-natal: revisão integrativa/ Use of integrative and complementary health practices in prenatal: an integrative review. J. nurs. health. [Internet]. 13º de abril de 2021 [citado 29º de março de 2024];11(1). Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/19330
Seção
Revisão Sistemática e Integrativa/ Systematic and Integrative Review