Isolamento de pacientes por coorte na pandemia de Coronavírus / Isolation of patients by cohort in the Coronavirus pandemic

Palavras-chave: Infecções por coronavírus, Isolamento de pacientes, Vigilância em saúde pública, Segurança do paciente

Resumo

Objetivo: descrever a experiência de elaboração de Guia sobre isolamento em coorte de pacientes no contexto da pandemia de Coronavírus em uma rede de hospitais públicos de ensino brasileiros. Método: relato de experiência, baseado na observação da construção de Guia sobre isolamento em coorte nos hospitais, desenvolvido durante os meses de julho e agosto de 2020 pelas equipes das Unidades de Vigilância em Saúde, Segurança do Paciente e Gestão da Qualidade dos hospitais, durante a pandemia. Resultados: descreveu-se o processo de elaboração do Guia, apresentado segundo espaços de inovação e as 14 seções relacionadas à coorte de pacientes, baseadas nas recomendações vigentes. Conclusões: este relato de experiência poderá subsidiar outras instituições na adequação dos fluxos dos pacientes isolados por coorte de Coronavírus de forma segura e efetiva. 

Biografia do Autor

Tâmela Beatriz Matinada da Silva, Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Brasília – DF, Brasil
Enfermeira. Especialista em Enfermagem em Centro Cirúrgico. Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), Brasília (DF), Brasil. E-mail: tamela.unb@gmail.com http://orcid.org/0000-0003-0785-6656
Márcia Amaral Dal Sasso, Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Brasília – DF, Brasil
Enfermeira. Mestre em Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), Brasília (DF), Brasil. E-mail: marcia.sasso@ebserh.gov.br http://orcid.org/0000-0001-5592-8269 pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Especialista em Enfermagem Hospitalar – Terapia Intensiva pela Universidade Federal de Minas Gerais, Especialista em Gestão da Saúde Publica pela Universidade Federal Fluminense, Bacharel e Licenciada em Enfermagem pela Universidade Federal de Juiz de Fora.
Leili Mara Mateus da Cunha, Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Brasília – DF, Brasil
Bacharela em Biomedicina. Especialista em Saúde Pública com ênfase em Vigilância Sanitária e em Preceptoria em Saúde.  Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), Brasília (DF), Brasil. E-mail: leili.cunha@ebserh.gov.br http://orcid.org/0000-0003-1547-6055 Bacharel em Biomedicina pelo Centro Universitário de Brasília.
Gabriela de Oliveira Silva, Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Brasília – DF, Brasil
Farmacêutica. Mestra em Políticas Públicas em Saúde. Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), Brasília (DF), Brasil. E-mail: gabioliveira18@gmail.com http://orcid.org/0000-0003-1809-3789 Especialista em Vigilância Sanitária. Habilitação em Indústria. Farmacêutica. 
Isaac Newton Machado Bezerra, Universidade Federal de Pernambuco-UFPE, Vitória de Santo Antão – PE
Bacharel em Saúde Coletiva. Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Pernambuco (PE), Brasil. E-mail: isaac.ufrn30@gmail.com http://orcid.org/0000-0002-5860-6588 pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN, Residente do Programa de Residência Multiprofissional de Interiorização de Atenção à Saúde, CAV/UFPE.
Grasiela Piuvezam, Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva (PPGSCOL) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal – RN, Brasil
Cirurgiã-dentista. Doutora em Ciências da Saúde.Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Rio Grande do Norte (RN), Brasil. E-mail: gpiuvezam@yahoo.com.br https//orcid.org/0000-0002-2343-7251 pelo Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde (PPGCSA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora Associada do Departamento de Saúde Coletiva (DSC) e docente permanente do PPGSCOL da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). 
Publicado
2020-12-19
Como Citar
1.
Silva TBM da, Dal Sasso MA, Cunha LMM da, Silva G de O, Bezerra INM, Piuvezam G. Isolamento de pacientes por coorte na pandemia de Coronavírus / Isolation of patients by cohort in the Coronavirus pandemic. J. nurs. health. [Internet]. 19º de dezembro de 2020 [citado 19º de abril de 2024];10(4). Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/19960
Seção
Relato de Experiência/ Experience Report