Avaliação e manejo da dor aguda: revisão integrativa

  • Ana Lúcia Uberti PINHEIRO UFSM
  • Camila Castro ROSO UFRGS
  • Marcia Dal Bem CHEROBINI UFSM
  • Miriam da Silveira PERRANDO UFSM
  • Claudia ZAMBERLAM UFSM
Palavras-chave: Dor, Medição da Dor, Enfermagem.

Resumo

Objetivo: analisar a produção científica acerca da avaliação e manejo da dor aguda em pacientes internados. Método: revisão integrativa realizada pelo levantamento bibliográfico às bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde e Base de Dados em Enfermagem no período de 2001 a 2012, utilizando como descritores: dor, avaliação da dor e enfermagem. Após leitura dos títulos e resumos, selecionaram-se 38 produções, compondo a amostra do estudo. Resultados: após a análise e discussão dos dados foram elaboradas as categorias: Avaliação e mensuração da dor aguda pela equipe de enfermagem e Manejo da dor aguda em pacientes internados. Considerações finais: destaca-se a necessidade de implementar instrumentos para avaliação da dor e promover a educação permanente da equipe de enfermagem a fim de obter seu manejo adequado, otimizando o cuidado e possibilitando uma avaliação efetiva.

Biografia do Autor

Ana Lúcia Uberti PINHEIRO, UFSM
Enfermeira. Especialista; Professora Temporária do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). E-mail: aninhaupinheiro@yahoo.com.br.
Camila Castro ROSO, UFRGS
Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Doutoranda em Enfermagem da UFRGS.
Marcia Dal Bem CHEROBINI, UFSM
Enfermeira. Especialista; enfermeira assistencial no Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM).
Miriam da Silveira PERRANDO, UFSM
Enfermeira. Especialista, mestranda em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Claudia ZAMBERLAM, UFSM
Enfermeira. Docente do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA). Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande. Enfermeira Assistencial do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM).
Publicado
2013-11-09
Como Citar
1.
PINHEIRO ALU, ROSO CC, CHEROBINI MDB, PERRANDO M da S, ZAMBERLAM C. Avaliação e manejo da dor aguda: revisão integrativa. J. nurs. health. [Internet]. 9º de novembro de 2013 [citado 24º de abril de 2024];4(1):77-9. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/3395
Seção
Revisão Sistemática e Integrativa/ Systematic and Integrative Review