Trabalhadores da indústria têxtil: o labor e suas dores osteomusculares

  • Letícia de Lima TRINDADE Universidade Estadual de Santa Catarina
  • Carlise KREIN UDESC
  • Marjorie Cristine Callai SCHUH UDESC
  • Lucimare FERRAZ UDESC
  • Simone Coelho AMESTOY UFPel
  • Édlamar Kátia ADAMY UDESC
Palavras-chave: Saúde do Trabalhador, Trabalho, Dor, Condições de Trabalho.

Resumo

Objetivo: identificar a relação entre as queixas de dor osteomuscular e setor de atividade em um grupo de trabalhadores da indústria têxtil. Métodos: estudo transversal, descritivo com abordagem quantitativa realizado com 192 trabalhadores envolvidos no processo de produção de uma indústria têxtil localizada no sul do Brasil. Os dados foram coletados por meio de um questionário sociodemográfico e do Questionário Nórdico de Sintomas Osteomusculares. Houve também a observação da postura laboral dos trabalhadores, das condições de higiene, sonoridade e iluminação dos setores pesquisados. Para análise dos dados utilizou-se a estatística descritiva e analítica através do software SPSS. Resultados: Identificou-se a associação significativa entre setor e dor osteomuscular na região cervical, no antebraço e na região dorsal do corpo do trabalhador. Conclusão: Conclui-se que houve uma alta frequência de dor osteomuscular entre os sujeitos, relacionada com a dinâmica de trabalho e com as condições do ambiente laboral.

Biografia do Autor

Letícia de Lima TRINDADE, Universidade Estadual de Santa Catarina
Doutora em Enfermagem, Docente da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e do Mestrado em Ciências da Saúde da Unochapecó.
Carlise KREIN, UDESC
Enfermeira..
Marjorie Cristine Callai SCHUH, UDESC
Enfermeira.
Lucimare FERRAZ, UDESC
Doutora em Saúde Coletiva, Docente da UDESC e do Mestrado em Ciências da Saúde da Unochapecó.
Simone Coelho AMESTOY, UFPel
Doutora em Enfermagem, Docente da Universidade Federal de Pelotas.
Édlamar Kátia ADAMY, UDESC
Mestre em Enfermagem, Docente da UDESC.
Publicado
2013-06-05
Como Citar
1.
TRINDADE L de L, KREIN C, SCHUH MCC, FERRAZ L, AMESTOY SC, ADAMY Édlamar K. Trabalhadores da indústria têxtil: o labor e suas dores osteomusculares. J. nurs. health. [Internet]. 5º de junho de 2013 [citado 29º de março de 2024];2(2):377-87. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/3466
Seção
Artigos Originais/ Original Articles