Centro de atenção psicossocial mãos amigas: um novo lugar para acolher

  • Almira Josiane JACOBSEN Prefeitura Municipal de Arroio Grande
  • Dariane dos Santos OLEIRO Prefeitura Municipal de Arroio Grande
  • Magda Sampaio dos SANTOS Prefeitura Municipal de CHUÍ
  • Maria Fernanda Silveira ESPINDOLA Prefeitura Municipal de Pelotas
  • Marinísia Feijó TEIXEIRA Prefeitura Municipal de Pelotas
  • Martha de Aguiar MACHADO APAE_Arroio Grande
  • Rita Maria HECK Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave: Usuário, Equipe multiprofissional, Acolhimento, Centro de atendimento psicossocial.

Resumo

Objetivo: Apresentar um relato da experiência da história da implantação do Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) Mãos Amigas no município de Arroio Grande/RS. Métodos: É um relato de experiência sobre a implantação do CAPS Mãos Amigas. Resultados e Discussão: O artigo resgata a compreensão da loucura trazendo depoimentos de trabalhadores e a progressiva estruturação do serviço em Saúde Mental. Contextualiza aspectos da construção de uma nova percepção de saúde mental influenciada pela reforma psiquiátrica. Relata a estrutura atual da rede de saúde do município, trazendo reflexões do processo de trabalho em saúde mental. Considerações finais: Pondera que importantes passos foram dados em relação à reinserção dos usuários na rede de serviços e no contexto social. No entanto há desafios, entraves relacionados à organização da rede de cuidado com vistas à integralidade, a qualidade de vida do usuário de saúde mental e o conjunto da população.

Biografia do Autor

Almira Josiane JACOBSEN, Prefeitura Municipal de Arroio Grande
Nutricionista. Especialista em Saúde Mental no âmbito do SUS pela Faculdade de Enfermagem/UFPel. Funcionária pública no município de  Arroio Grande
Dariane dos Santos OLEIRO, Prefeitura Municipal de Arroio Grande
Psicologa. Especialista em Saúde Mental no âmbito do SUS pela Faculdade de Enfermagem/UFPel. Funcionária pública no município de Herval do SUL e Arroio Grande.
Magda Sampaio dos SANTOS, Prefeitura Municipal de CHUÍ
Psicóloga. Especialista em Saúde Mental no âmbito do SUS pela Faculdade de Enfermagem/UFPel. Funcionária pública no município do Chuí.
Maria Fernanda Silveira ESPINDOLA, Prefeitura Municipal de Pelotas
Enfermeira. Especialista em Saúde Pública/UNAERP, em Humanização da Atenção e Gestão do SUS/ UFRGS, e Especialista em Saúde Mental no âmbito do SUS pela Faculdade de Enfermagem/UFPel. Funcionária pública no município de Pelotas e Arroio Grande.
Marinísia Feijó TEIXEIRA, Prefeitura Municipal de Pelotas
Enfermeira. Especialista e Especialista em Saúde Mental no âmbito do SUS pela Faculdade de Enfermagem/ UFPel. Funcionária pública no município de Pelotas e Arroio Grande.
Martha de Aguiar MACHADO, APAE_Arroio Grande
Assistente Social. Especialista em Saúde Mental no âmbito do SUS pela Faculdade de Enfermagem/UFPel. Funcionária da APAE no  município de Arroio Grande. Email
Rita Maria HECK, Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas
Doutora em Enfermagem. Professora Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPel
Publicado
2013-07-27
Como Citar
1.
JACOBSEN AJ, OLEIRO D dos S, SANTOS MS dos, ESPINDOLA MFS, TEIXEIRA MF, MACHADO M de A, HECK RM. Centro de atenção psicossocial mãos amigas: um novo lugar para acolher. J. nurs. health. [Internet]. 27º de julho de 2013 [citado 24º de abril de 2024];20:340-51. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/3502
Seção
Relato de Experiência/ Experience Report