Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Enfermagem da UFPel: sete anos de história

  • Marilu Correa SOARES Universidade Federal de Pelotas
  • Sonia Maria Konzgen MEINCKE Universidade Federal de Pelotas
  • Juliana Graciela Vestena ZILLMER Universidade federal de pelotas
  • Greice Carvalho de MATOS Universidade Federal de Pelotas
  • Cássia Luise BOETTCHER Universidade Federal de Pelotas
  • Kariza de Pinho VITÓRIA Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave: Comitês de ética em pesquisa, Ética em pesquisa, Enfermagem

Resumo

Objetivos: apresentar a história, os membros e as atividades desenvolvidas pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Enfermagem (FEn) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no período de 2008 a 2015. Métodos: Este estudo é um resgate histórico realizado pelo levantamento dos registros do CEP-FEn-UFPel e foi dividido em três momentos: o primeiro descreve aspectos históricos da experiência de implantação do CEP-FEn-UFPel. O segundo apresenta-se dados que contextualizam as pesquisas avaliadas pelo CEP-FEn-UFPel de 2009 a 2015, o terceiro buscou-se apontar avanços, desafios, futuro na atuação do Comitê. Resultados: foram 705 projetos de pesquisa submetidos à apreciação, no período de Dezembro de 2008 a Dezembro 2015. Considerações finais: a experiência do CEP-FEn-UFPel mostra progressiva consolidação com participação ativa de seus membros na relatoria dos projetos.

Biografia do Autor

Marilu Correa SOARES, Universidade Federal de Pelotas
Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Pelotas (1981), Mestrado em Assistencia em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e Doutorado em Enfermagem em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2007). Atualmente é coordenadora do comitê de ética em pesquisa da Universidade Federal de Pelotas, professor Associado I da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Materno Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, saúde da mulher no ciclo gravídico-puerperal, adolescência, assistência de enfermagem e Bioética. Líder do Núcleo de Pesquisa e Estudos com Crianças, adolescentes, Mulheres e Famílias (NUPECAMF)
Sonia Maria Konzgen MEINCKE, Universidade Federal de Pelotas
Enfermeira, graduada em 1981, pela Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia da Universidade Federal de Pelotas. Mestra em Assistência de Enfermagem e Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999 e 2007). Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem na Assistência Pré Natal, atuando principalmente nos seguintes temas: pré-natal, gravidez e paternidade na adolescência, enfermagem, cuidado e família. Orientadora de Mestrado e Doutorado
Juliana Graciela Vestena ZILLMER, Universidade federal de pelotas
Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) (2007) e Mestre em Enfermagem pela UFPEL (2009). Especialista em Saúde Pública pelo Curso de Pós-Graduação Multiprofissional em Saúde da Família (2009) pela UFPEL. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC (2014), com período Sanduíche na Universidad de Guadalajara (México). Atualmente Professora Adjunta da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas/RS. Professora Pesquisadora do Núcleo de Condições Crônicas e suas Interfaces (NUCCRIN) da UFPEL. Pesquisadora Colaboradora do Núcleo de Estudos e Assistência em Enfermagem e Saúde a Pessoas em Condição Crônica (NUCRON) da UFSC. Tem experiência na área de Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: atenção à saúde do adulto, doenças crônicas não transmissíveis, com ênfase na doença renal crônica e terapias de substituição renal; e interesse no tema doação e transplante de órgãos.
Greice Carvalho de MATOS, Universidade Federal de Pelotas
Doutoranda em Enfermagem pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas/UFPel. Mestre em Ciências pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas/UFPel. Enfermeira graduada pela Universidade Federal de Pelotas/UFPel. Orientadora Educacional no SENAC-Pelotas. Participa do Núcleo Pesquisa e Estudos com crianças, adolescentes, mulheres e famílias- NUPECAMF/ Fen. Membro da Comissão técnica do Journal of Nursing and Health-FEn/UFPel
Cássia Luise BOETTCHER, Universidade Federal de Pelotas
Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Especialista em Residência Multiprofissional em Saúde com Ênfase em Saúde da Mulher pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2009). Desenvolveu atividades como enfermeira no Hospital Mãe de Deus, no período de 01/2010 a 07/2013, atuando em Unidade de Internação Adulto. Atualmente é Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas.
Kariza de Pinho VITÓRIA, Universidade Federal de Pelotas
Possui graduação em Curso Superior de Tecnologia em Marketing pela Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas(2011). Atualmente é Estágio Profissional da Universidade Federal de Pelotas. 
Publicado
2016-08-24
Como Citar
1.
SOARES MC, MEINCKE SMK, ZILLMER JGV, MATOS GC de, BOETTCHER CL, VITÓRIA K de P. Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Enfermagem da UFPel: sete anos de história. J. nurs. health. [Internet]. 24º de agosto de 2016 [citado 18º de abril de 2024];6(supp):190-8. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/8844
Seção
Artigos Originais/ Original Articles