Panorama da pesquisa e extensão na Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas

  • Diana CECAGNO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
  • Bruno Pereira NUNES UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
  • Maira Buss THOFEHRN UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Palavras-chave: Enfermagem, Extensão, Pesquisa

Resumo

Objetivo: investigar o panorama da extensão e pesquisa na Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas no período de 40 anos de sua existência. Método: Estudo do tipo documental, com coleta de dados junto ao sistema de cadastro dos projetos, da Universidade Federal de Pelotas. Com área de conhecimento denominada Enfermagem e as subáreas Enfermagem Médico-Cirúrgica, Enfermagem Obstétrica, Enfermagem Pediátrica, Enfermagem Psiquiátrica, Enfermagem de Doenças Contagiosas, Enfermagem de Saúde Pública, foram localizados 123 projetos de extensão, cadastrados entre 1986 e 2016 e 67 projetos de pesquisa cadastrados a partir de 2001. Resultados: a referida instituição de ensino, desempenhou e desempenha uma importante função, tanto na extensão como na pesquisa, contribuindo para o desenvolvimento de uma sociedade com melhores condições  e qualidade de vida, uma vez que o amplo conhecimento produzido, tem repercussões na saúde individual e coletiva de todos os envolvidos. Conclusão: A Faculdade de Enfermagem/UFPEL, nos seus 40 anos de existência, incentiva o desenvolvimento da ciência da enfermagem por meio da extensão e pesquisa.

Biografia do Autor

Diana CECAGNO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta II da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Pelotas, RS, Brasil.
Bruno Pereira NUNES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Enfermeiro. Doutor em Epidemiologia. Professor Auxiliar da Faculdade de Enfermagem da UFPEL, Pelotas, RS, Brasil.
Maira Buss THOFEHRN, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Associada I da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Pelotas, RS, Brasil.
Publicado
2016-08-24
Como Citar
1.
CECAGNO D, NUNES BP, THOFEHRN MB. Panorama da pesquisa e extensão na Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas. J. nurs. health. [Internet]. 24º de agosto de 2016 [citado 19º de abril de 2024];6(supp):180-9. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/9192
Seção
Artigos Originais/ Original Articles