Entrevista com César Victora: Uma Carreira Dedicada a Transformar a Realidade Social

  • César Victora Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave: Epidemiologia. Saúde de crianças e jovens. Prevenção da mortalidade infantil. Prêmio Gairdner de Saúde Global.

Resumo

Na década de 1980, o Professor César Victora liderava o estudo epidemiológico que iria relacionar a amamentação à prevenção da mortalidade infantil.  Os resultados do estudo impactaram no surgimento de políticas mundiais sobre o aleitamento nos seis primeiros meses de vida. Portanto, nos seus mais de 30 anos liderando pesquisas que mudaram a realidade de  muitas crianças e jovens, no Brasil e no mundo, o recente destaque advindo do Prêmio Gairdner de Saúde Global , contempla a trajetória do professor, que aponta e destaca como a produção do conhecimento e a universidade podem estar a favor de uma sociedade melhor.

Biografia do Autor

César Victora, Universidade Federal de Pelotas
Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutor em Epidemiologia pela London SchoolofHygieneand Tropical Medicine. Pós-doutorado na Unicef Evaluation Unit.  Professor Emérito da Universidade Federal de Pelotas. 
Publicado
2017-06-29
Como Citar
VICTORA, C. Entrevista com César Victora: Uma Carreira Dedicada a Transformar a Realidade Social. Expressa Extensão, v. 22, n. 1, p. 06-08, 29 jun. 2017.
Seção
Entrevistas