Entrevista com Mariana Estevão: A Prática da Arquitetura e Urbanismo com a Promoção à Saúde da População Brasileira

  • Mariana Estevão Universidade Federal Fluminense
  • Nirce Saffer Medvedovski Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave: Arquitetura e Urbanismo. Arquiteto de Família. Habitação Popular. Promoção da Saúde.

Resumo

Nossa prática em extensão junto a comunidades em situação de vulnerabilidade social e ambiental nos aproximou da Arquiteta Mariana Estevão, através do projeto de pesquisa MORAR TS, financiado pelo FINEP, que visava aplicar as tecnologias sociais à promoção da habitação popular. Nesta entrevista procuramos encontrar os elos que unem a  promoção da saúde à prática da arquitetura e urbanismo. Trazemos as reflexões da coordenadora da ONG Soluções Urbanas / Instituto Vital Brazil, que vem desenvolvendo desde 2008 a  metodologia do Projeto Arquiteto de Família, promovendo melhorias habitacionais com foco na habitação saudável por meio da assistência técnica profissional e desenvolvimento de tecnologias sociais.

Biografia do Autor

Mariana Estevão, Universidade Federal Fluminense
Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF). É especialista em Saneamento Ambiental e em Gestão de Espaços Físicos de Saúde, pela Escola de Saúde Pública da Fiocruz. É mestranda em Gestão do Espaço Urbano pela UFF. Idealizadora do Projeto Arquiteto de Família e fundadora da Organização Soluções Urbanas, da qual é a presidente e coordenadora do Projeto Arquiteto de Família.
Nirce Saffer Medvedovski, Universidade Federal de Pelotas
Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Planejamento Urbano e Regional pela UFRGS e doutorado em Estruturas Ambientais Urbanas pela Universidade de São Paulo.  Professora Titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismoda Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq,Nível 2. Coordenadora do Grupo de Pesquisa NAUrb/FAUrb­ Núcleo de Arquitetura e Urbanismo da FAUrb/UFPEL.
Publicado
2017-06-29
Como Citar
ESTEVÃO, M.; MEDVEDOVSKI, N. S. Entrevista com Mariana Estevão: A Prática da Arquitetura e Urbanismo com a Promoção à Saúde da População Brasileira. Expressa Extensão, v. 22, n. 1, p. 09-12, 29 jun. 2017.
Seção
Entrevistas