A água e a saúde no meio rural. Educação Ambiental nas escolas

  • Mirele Bragato Universidade Federal de Pelotas - UFPEL. Pelotas, RS, Brasil.
  • Bárbara Ponzilacqua Universidade de São Paulo
  • Cristina Mendes Peter Universidade Federal de Pelotas
  • Tony Picoli Universidade Federal de Pelotas
  • João Luíz Zani Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave: Educação ambiental. Água. Escolas.

Resumo

É por meio da educação que se formam cidadãos conscientes de seu papel na sociedade. A educação ambiental deve estar presente em todas as séries escolares, em diferentes níveis de profundidade. Este processo educativo é fundamental, mostrando aos estudantes correlações entre sociedade, cultura e ecologia, contribuindo assim, para o fortalecimento da sua responsabilidade na conservação do meio ambiente. O objetivo foi discutir com escolares da zona rural sobre a nossa responsabilidade perante a conservação do meio ambiente e principalmente a conservação da água. As atividades foram conduzidas com crianças de escolas da zona rural da região sul. O trabalho foi desenvolvido através de visitas as escolas e visitas a locais relacionados às diferentes temáticas abordadas. Foram visitados fontes preservadas, represas, o Arroio Pelotas, a Lagoa dos Patos, e a praia do Casino,  discutindo  a  conservação dos recursos hídricos e contaminação por resíduos. Tudo foi registrado através de fotografias e redações elaboradas pelas crianças. Em cada escola foram expostas as fotografias e redações em um grande painel, realizado palestras e discutido junto com os familiares. Com isso pode-se oportunizar uma visão diferenciada da realidade ambiental da região e uma conscientização através de mudança de atitude nas escolas, nas suas propriedades e comunidades rurais.

Biografia do Autor

Mirele Bragato, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL. Pelotas, RS, Brasil.
Aluna do curso de graduação em Medicina Veterinária da UFPel.
Bárbara Ponzilacqua, Universidade de São Paulo
Formada em Medicina Veterinária na UFPel.  Aluna de Pós-graduação em Zootecnia e Engenharia de Alimentos, FZEA, USP, Pirassununga, SP.
Cristina Mendes Peter, Universidade Federal de Pelotas
Formada em Medicina Veterinária na UFPel. Aluna de Pós-graduação em Veterinária. Faculdade de Veterinária, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL).
Tony Picoli, Universidade Federal de Pelotas
Formado em Medicina Veterinária na UFPel. Mestrado e Doutorado em Veterinária na UFPel. Pós-doutorando em Veterinária. Faculdade de Veterinária, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
João Luíz Zani, Universidade Federal de Pelotas
Professor Associado da Faculdade de Veterinária da UFpel. Doutor em Epidemiologia Experimental e Aplicada as Zoonoses pela USP. Mestre em Sanidade Animal pela UFpel. Residência em Planejamento em Saúde Animal e Saúde Pública pela Unesp de Botucatu.

Referências

ABÍLIO, F.J.P.; DA SILVA, F.H.; DE MELO R. T. L. Educação Ambiental no Bioma Caatinga: formação continuada de professores de escolas públicas de São João do Cariri, Paraíba. Pesquisa em Educação Ambiental, v. 5, n. 1, p. 171-193, 2011.

BACCI, D. L.C., PATACA, E.M. Educação para água. Revista Estudos Avançados, v. 22, n. 66, p. 211-226, 2008.

BRASIL. Dispõe sobre a educação ambiental, Institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Lei nº 9795. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, Casa Civil, 28 de abril de 1999.

BRASIL. Conceitos e práticas em educação ambiental nas escolas, vamos cuidar do Brasil. 2007. http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/publicacao3.pdf>. Acesso em 15 de agosto de 2017.

COSTA, R., SCHAMKE, C. Atitudes Relacionadas ao Meio Ambiente: Uma Responsabilidade da Educação Ambiental, 2010. http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=942. Acesso em 10 de agosto de 2017.

JACOBI, P. et al. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de pesquisa, v. 118, n. 3, p.189-205, 2003.

JESUS, E. L.; MARTINS, A. L. U. Educação Ambiental: impasses e desafios na escola pública. In: O contrato social da ciência. Unindo saberes na Educação Ambiental. PEDRINI, A. G. (Org.). Petrópolis: Editora Vozes, 2002. p.172-184.

LIMA, G.M.M.; SOBRINHO, W.A.M.C.; DE SOUZA JUNIOR, J.I. Educação ambiental e implantação de horta escolar. Cadernos de Agroecologia, v. 10, n. 3, 2016.

MORAES, K. F.; DA CRUZ, M. R. O ensino da educação ambiental. Revista Direito e Política, v. 10, n. 2, p. 928-945, 2015.

RUY, R. A. V. A Educação Ambiental na Escola. Revista Eletrônica de Ciências, 2004. < Disponível em: www.cdcc.usp.br/ciencias/artigos>. Acesso em 12 de agosto de 2017.

SILVA, M.M.P., LEITE, V.D. Estratégias para a realização de educação ambiental nas escolas de ensino fundamental. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v.20, n. 1, p. 327-392, 2008.

SOUZA, J.C.M.; GONÇALVES, L.; SOARES, A.M.D. A educação ambiental na recuperação e conservação de recursos naturais: a percepção de assentados rurais no cerrado goiano/Environmental education in recovery and conservation of natural resources: the perception of rural settlements in cerrado goiano. Campo-território: revista de geografia agrária, v. 6, n. 11, p. 312-337, 2011.

VICTORIA GOVERNMENT STATE. 2017. Environment, land, water and planning. Disponível em: https://www.water.vic.gov.au/liveable-cities-and-towns/water-education. Acesso em 15 de dezembro de 2017.

Publicado
2018-02-15
Como Citar
BRAGATO, M.; PONZILACQUA, B.; PETER, C. M.; PICOLI, T.; ZANI, J. L. A água e a saúde no meio rural. Educação Ambiental nas escolas. Expressa Extensão, v. 23, n. 1, p. 74-82, 15 fev. 2018.
Seção
Relatórios