Relato das experiências pedagógicas em Cartografia Digital no Ensino Médio através da Extensão Universitária

  • Alex Mota dos Santos Curso de Engenharia de Transportes Universidade Federal de Goiás
  • Thályta Ferreira Franco Estudante do Curso de Geologia, Universidade Federal de Goiás
  • Geovane de Souza Flavio Centro Educacional Professora Irmã Dulce
Palavras-chave: Temas transversais. Interdisciplinaridade. Aprender fazendo. Mapas. Processo de aprendizado.

Resumo

O público das escolas, geralmente jovens, possui alto potencial para pensar e intervir na realidade, ou seja, precisa ser ouvido e motivado a pensar o mundo onde vive. Nesse sentido, a cartografia, como ferramenta para representação e interpretação de dados e informações sociais, ambientais e econômica é importante para a formação dos estudantes no ensino básico (fundamental e médio). A extensão universitária pode servir a essa interlocução. Assim, o objetivo deste texto é revelar uma experiência pedagógica em cartografia digital através da extensão universitária para discussões de temas atuais e transversais no ensino médio. A metodologia envolveu a realização de oficinas temáticas, sustentadas por um sistema de informação geográfica, no caso o QGIS para elaboração de mapas temáticos, análise de vídeos e produção de textos. Os resultados revelaram discussões, divergências de ideias sobre temas variados, proporcionando momentos de reflexão coletiva, interação dialógica, interdisciplinaridade, o que certamente impactou na formação dos estudantes que participaram das atividades.

Biografia do Autor

Alex Mota dos Santos, Curso de Engenharia de Transportes Universidade Federal de Goiás
Professor do Departamento de Engenharia de Transportes, campus da cidade de Aparecida de Goiânia, atua no mestrado do Instituto Federal de Educação de Goiás, campus da cidade de Goiânia.
Thályta Ferreira Franco, Estudante do Curso de Geologia, Universidade Federal de Goiás
Estudante do Curso de Geologia, Universidade Federal de Goiás, campus da cidade de Aparecida de Goiânia
Geovane de Souza Flavio, Centro Educacional Professora Irmã Dulce
Farmacêutico pela Universidade Paulista - UNIP, Professor e auxiliar pedagógico no Centro Educacional Professora Irmã Dulce - CEPIDU

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Publicado
2020-08-30
Como Citar
DOS SANTOS, A. M.; FRANCO, T. F.; FLAVIO, G. DE S. Relato das experiências pedagógicas em Cartografia Digital no Ensino Médio através da Extensão Universitária. Expressa Extensão, v. 25, n. 3, p. 5-19, 30 ago. 2020.