VIVÊNCIAS SURDAS: PRÁTICAS ARTÍSTICAS

Palavras-chave: Arte inclusiva. Espetáculo. Dança para surdos. Metodologias de ensino para surdos.

Resumo

O presente texto tem a intenção relatar uma ação do projeto de extensão “A Comunidade Surda Reinventando a Arte do Balé”, cujo objetivo é proporcionar à comunidade surda o contato com dança, em especial o balé clássico. Foi realizado no ano de 2019 o espetáculo “Vivências surdas: práticas artísticas” nas dependências da Universidade Federal de Pelotas, UFPel. Para isso, relataremos aqui a visão do espetáculo através da leitura de uma atriz e dançarina surda que integra as atividades do projeto. As questões que nortearam a entrevista tiveram como temática a experiência/vivência do sujeito surdo em participar de um espetáculo voltado para a comunidade surda de Pelotas e região, em que foram apresentadas diversas modalidades artísticas. Os resultados mostram que é possível que sujeitos surdos aprendam a dançar desde que o professor saiba a língua brasileira de sinais e, além disso, a metodologia de ensino seja focada na experiência visual trazendo assim o sujeito surdo como protagonista do espetáculo.

Biografia do Autor

Karina Avila Pereira, UFPEL
Professora Adjunta da Universidade Federal de Pelotas- Área de Língua Brasileira de Sinais- Centro de Letras e Comunicação.
Victor Techera Silveira, Universidade Federal de Pelotas
Acadêmico do curso de Licenciatura em Dança

Referências

FÉLIX, Jeane. Entrevistas on-line ou algumas pistas de como utilizar bate-papos virtuais em pesquisas na educação e na saúde. In: MEYER, Dagmar E.; PARAÍSO, Marlucy, A metodologias de pesquisas pós-críticas em Educação. Belo Horizonte: Mazza, 2012, p. 133-152.

FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.

LIMA, Marline D.; KUNZ, Elenor. Composição coreográfica na dança: movimento humano, expressividade e técnica, sob um olhar fenomenológico. In: XV CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 15.; CONGRESSO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 2., 2007. Pernambuco. Anais [...]. Pernambuco: CBCE, 2007.

PEREIRA, K. A. et al. Artes e educação de surdos: reflexões sobre o ensino de balé para surdos. In: VIEIRA-MACHADO, L. M. C.; BARBOZA, F. V.; MARTINS, V. R. O. Pesquisas em educação de surdos, tradução, interpretação e lingüística de línguas de sinais: tecendo redes de amizade e problematizando as questões do nosso tempo. Campos dos Goytacazes: Brasil Multicultural, 2018. p. 327-335.

QUADROS, R. M. Situando as diferenças implicadas na educação de surdos: inclusão/exclusão. Ponto de Vista, Florianópolis, n. 5, p. 81-111, 2003.

STROBEL, K. As imagens do outro sobre a cultura surda. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2009.

TECHERA, Victor; PEREIRA, Karina. Dança na maturidade: percepções sobre o ensino de dança para adultos surdos. In: SEMANA INTEGRADA DE INOVAÇÃO, ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. Pelotas: UFPel, 2019.

Publicado
2020-08-30
Como Citar
PEREIRA, K. A.; SILVEIRA, V. T. VIVÊNCIAS SURDAS: PRÁTICAS ARTÍSTICAS. Expressa Extensão, v. 25, n. 3, p. 283-288, 30 ago. 2020.
Seção
Relatórios