PET farmácia/UFRJ, instagram e podcast: ferramentas para a difusão de informações científicas durante a pandemia de Covid-19

  • Mariana Monteiro Faculdade de Farmácia, Centro de Ciências da Saúde, Avenida Carlos Chagas Filho, 373, Bloco L, 21945-970, Ilha do Fundão - Rio de Janeiro – Brasil, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  • Felipe Alexandre Ferreira da Silva Faculdade de Farmácia, Centro de Ciências da Saúde, Avenida Carlos Chagas Filho, 373, Bloco L, 21945-970, Ilha do Fundão - Rio de Janeiro – Brasil, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  • Nicolas Fontenele Callipo Cunha Faculdade de Farmácia, Centro de Ciências da Saúde, Avenida Carlos Chagas Filho, 373, Bloco L, 21945-970, Ilha do Fundão - Rio de Janeiro – Brasil, Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Larissa Santos Moreira Faculdade de Farmácia, Centro de Ciências da Saúde, Avenida Carlos Chagas Filho, 373, Bloco L, 21945-970, Ilha do Fundão - Rio de Janeiro – Brasil, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  • Adressa Nunes Furtado Faculdade de Farmácia, Centro de Ciências da Saúde, Avenida Carlos Chagas Filho, 373, Bloco L, 21945-970, Ilha do Fundão - Rio de Janeiro – Brasil, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Palavras-chave: extensão, saúde, podcasts, Instagram.

Resumo

As atividades de extensão do Programa de Educação Tutorial (PET), da Faculdade de Farmácia, da UFRJ, vinham sendo desenvolvidas de forma presencial como parte do projeto “Informação útil sobre medicamentos e promoção da saúde: emancipação do indivíduo em relação ao seu autocuidado”, com jovens de escolas públicas estaduais, no município do Rio de Janeiro. Porém, com a pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2) o Conselho Nacional de Saúde (CNS) passou a recomendar o distanciamento social, que acarretou a suspensão de todas as atividades presenciais do ensino superior. O objetivo desse trabalho é apresentar as adequações realizadas nas atividades de extensão desenvolvidas pelo grupo PET Farmácia durante o período de pandemia. O grupo reestruturou suas atividades para o formato remoto, utilizando a rede social Instagram, e arquivos de áudios distribuídos online, os podcasts. Desde a criação da página do Instagram @petfarma.ufrj, em abril de 2020, foram desenvolvidas 138 postagens e três episódios de podcast. As atividades desenvolvidas seguiram as diretrizes da extensão universitária, interação dialógica, interdisciplinaridade e interprofissionalidade, indissociabilidade entre ensino-pesquisa e extensão, impacto na formação do estudante e impacto e transformação social. Portanto, foi possível viabilizar o acesso à informação na área da saúde nesse momento de pandemia.

Biografia do Autor

Mariana Monteiro, Faculdade de Farmácia, Centro de Ciências da Saúde, Avenida Carlos Chagas Filho, 373, Bloco L, 21945-970, Ilha do Fundão - Rio de Janeiro – Brasil, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ProfessoraAdjunta 3-  Departamentos Fármacos e Medicamentos,
Felipe Alexandre Ferreira da Silva, Faculdade de Farmácia, Centro de Ciências da Saúde, Avenida Carlos Chagas Filho, 373, Bloco L, 21945-970, Ilha do Fundão - Rio de Janeiro – Brasil, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Estudante de graduação em Farmácia
Nicolas Fontenele Callipo Cunha, Faculdade de Farmácia, Centro de Ciências da Saúde, Avenida Carlos Chagas Filho, 373, Bloco L, 21945-970, Ilha do Fundão - Rio de Janeiro – Brasil, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Estudante de graduação em Farmácia
Larissa Santos Moreira, Faculdade de Farmácia, Centro de Ciências da Saúde, Avenida Carlos Chagas Filho, 373, Bloco L, 21945-970, Ilha do Fundão - Rio de Janeiro – Brasil, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Estudante de graduação em Farmácia
Adressa Nunes Furtado, Faculdade de Farmácia, Centro de Ciências da Saúde, Avenida Carlos Chagas Filho, 373, Bloco L, 21945-970, Ilha do Fundão - Rio de Janeiro – Brasil, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Estudante de graduação em Farmácia

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Publicado
2021-12-29
Como Citar
MONTEIRO, M.; SILVA, F. A. F. DA; CUNHA, N. F. C.; MOREIRA, L. S.; FURTADO, A. N. PET farmácia/UFRJ, instagram e podcast: ferramentas para a difusão de informações científicas durante a pandemia de Covid-19. Expressa Extensão, v. 27, n. 1, p. 5-16, 29 dez. 2021.