INTERNATO EXTRACURRICULAR EM OBSTETRÍCIA NA MATERNIDADE DO HOSPITAL ESCOLA UFPEL

  • Camila Hartmann Blank Universidade Federal de Pelotas.
  • Celene Maria Longo da Silva Universidade Federal de Pelotas
  • Fernanda Coutinho Kubaski Universidade Federal de Pelotas
  • Luísa Barin Menezes Universidade Federal de Pelotas.
  • Renata Vernetti Giusti Universidade Federal de Pelotas.
Palavras-chave: Internato extracurricular. Obstetrícia. Projeto de ensino.

Resumo

O projeto de ensino “Internato Extracurricular em Obstetrícia na Maternidade do Hospital Escola UFPEL” foi desenvolvido com o objetivo de inserir os estudantes já no início de sua graduação em um ambiente hospitalar. O projeto extracurricular ocorre no Hospital Escola da UFPel, e os estudantes vivenciam as rotinas práticas de uma maternidade com portas abertas 24horas, elucidando e ilustrando os conteúdos teóricos apresentados nas disciplinas curriculares do curso de medicina da UFPEL. Assim, o aluno aprende a prática da Ginecologia e Obstetrícia de maneira segura e produtiva junto aos professores e aos profissionais em formação da área.

Biografia do Autor

Camila Hartmann Blank, Universidade Federal de Pelotas.
Acadêmica do Curso de Medicina da Universidade Federal de Pelotas.
Celene Maria Longo da Silva, Universidade Federal de Pelotas
Doutora em Epidemiologia. Professora adjunta da Universidade Federal de Pelotas, membro do Comitê de Ética em Pesquisa da FAMED, UFPEL, Supervisora do Programa de Residência Médica em Obstetrícia e Ginecologia e Coordenadora da Comissão de Residência Médica (COREME), ambos da UFPEL e médica ginecologista e obstetra em Consultório Médico. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Ginecologia e Obstetrícia, atuando principalmente nos seguintes temas: ginecologia, saúde pública, síndrome pré-menstrual, obstetrícia e epidemiologia.
Fernanda Coutinho Kubaski, Universidade Federal de Pelotas
Acadêmica do Curso de Medicina da Universidade Federal de Pelotas.
Luísa Barin Menezes, Universidade Federal de Pelotas.
Acadêmica do Curso de Medicina da Universidade Federal de Pelotas.
Renata Vernetti Giusti, Universidade Federal de Pelotas.
Acadêmica do Curso de Medicina da Universidade Federal de Pelotas.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacio-nais do Curso de Graduação em Medicina, 2001. Resolução CNE/CES Nº 4, de 7 de novembro de 2001. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES04.pdf >. Acesso em: 14 mar. 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacio-nais do Curso de Graduação em Medicina. Resolução Nº 3, de 20 de junho de 2014. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/index.php?op-tion=com_docman&view=download&alias=15874-rces003-14&catego-ry_slug=junho-2014-pdf&Itemid=30192 >. Acesso em: 15 maio 2017.

CHAVES, I. T. S.; GROSSEMAN, S. O internato médico e suas perspectivas: estudo de caso com educadores e educandos. Rev. Bras. de Educ. Med., v. 31, n. 3, p. 212-222, 2007.

GROSSEMAN, S.; STOLL, C. O Ensino-aprendizagem da relação médico-paciente: estudo de caso com estudantes do último semestre do curso de Medicina. Rev. Bras. de Educ. Med., v. 32, n. 3, p. 301-308, 2008.

SANTOS, S. S. et al. Avaliação da progressão cognitiva no internato de clínica médica. Rev. Bras. de Educ. Med., v. 32, n. 3, p. 390-395, 2008.

WANDERLEY, M. S.; SOBRAL, D. T. Escolha da especialização em ginecologia e obstetrícia. Rev. Bras. Ginecol. Obstet., v. 32, n. 1, p. 55-56, 2010.

Publicado
2017-06-29
Como Citar
BLANK, C. H.; LONGO DA SILVA, C. M.; KUBASKI, F. C.; MENEZES, L. B.; GIUSTI, R. V. INTERNATO EXTRACURRICULAR EM OBSTETRÍCIA NA MATERNIDADE DO HOSPITAL ESCOLA UFPEL. Expressa Extensão, v. 22, n. 1, p. 172-181, 29 jun. 2017.
Seção
Memória Visual de Extensão