“Uma terra hospitaleira de muitos imigrantes vindos do mundo todo”: a emergência do discurso do multiculturalismo no Canadá

  • Diego Barbosa da Silva Arquivo Nacional do Brasil
Palavras-chave: Discurso do multiculturalismo, Análise do discurso, Interculturalismo

Resumo

O objetivo desta pesquisa, inscrita no aparato teórico-metodológicode Michel Pêcheuxe Eni Orlandi,é analisar ofuncionamentododiscursodo multiculturalismo no Canadá,ondeteriaemergidonosanos1960. Inscrito no discurso sociológico, o discurso do multiculturalismo emerge, assim, na ilusão de que existem fronteiras entre culturas e como se a diferença não fosse constitutiva do processo de identificação dos sujeitos. Investiga-se também, o contexto de surgimento do significante multiculturalismo e os deslocamentos e silenciamentos de sentido produzidos em relação às diferenças na tensão entre francos e anglofalantes e mostra-se que para o discurso do multiculturalismo se tornar hegemônico foi preciso produzir deslocamentos no discurso de fundação do Canadá para a construção do mito de uma terra hospitaleira para imigrantes do mundo todo.

Biografia do Autor

Diego Barbosa da Silva, Arquivo Nacional do Brasil
Doutorado em Estudos de LInguagem (UFF)Mestrado em Letras (UERJ)Especialização em Relações Internacional Contemporâneas (PUC-Rio)Graduação em Ciências Sociais (UERJ)
Publicado
2018-05-02