“Contar Alguma Coisa Não Cria Sempre Uma História?”: Adaptação, Metaficção E Trauma No Romance A Vida de Pi e no Filme As Aventuras de Pi

  • Anelise Reich Corseuil UFSC
  • Patricia Bronislawski Figueredo UFSC
Palavras-chave: Adaptação, Metaficção, Trauma, Narrativa

Resumo

O romance A Vida de Pi (YANN MARTEL 2002) e sua adaptação para o cinema As Aventuras de Pi (ANG LEE 2012) narram a história de um imigrante indiano Piscine Molitor Patel, conhecido como Pi, que naufraga em sua travessia para o Canadá. Ao apresentar duas diferentes versões da sua sobrevivência, uma que inclui os animais do zoológico de sua família e outra sobre assassinato e canibalismo, a narrativa de Pi propicia uma discussão sobre a metalinguagem e os limites entre o ficcional e o real, que se reflete tanto na estrutura da narrativa, em seus diversos níveis, como na temática do romance e do filme. O artigo analisará a inter-relação entre a metalinguagem no romance e no filme e os limites da narrativa para expressar o trauma do colonialismo e da migração vivido por Pi. Enquanto o final inconclusivo do romance questiona os limites entre a ficção e o real, o filme apresenta um final conclusivo, mas que só é explicitado ao espectador pela construção narrativa do aparato cinematográfico, capaz também de gerar múltiplos sentidos.

Biografia do Autor

Anelise Reich Corseuil, UFSC
Universidade Federal de Santa Catarina
Patricia Bronislawski Figueredo, UFSC
Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários da UFSC

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Publicado
2018-05-02