CESAR VICTORA, médico epidemiologista. Uma vida de liderança científica mundial a serviço da sobrevivência de milhões de crianças.

  • Pedro Rodrigues Curi Hallal Reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Professor Associado da Escola de Educação Física da UFPel. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Física e em Epidemiologia.
  • Fábio Vergara Cerqueira Universidade Federal de Pelotas - Coordenador do Programa de Pós-Graduação em História - Professor Associado IV - Departamento de História - Instituto de Ciências Humanas - Pelotas, Rio Grande do Sul
Palavras-chave: saúde, infância, maternidade,

Resumo

O médico epidemiologista Cesar G. Victora, Professor Emérito da Universidade Federal de Pelotas, com doutorado em Epidemiologia da Assistência Médica pela Escola de Higiene e Medicina Tropical da Universidade de Londres, realizou extensas pesquisas em diversos estados brasileiros e atuou como pesquisador ou consultor em mais de 40 países, assessorando a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o UNICEF. Suas principais contribuições científicas incluem a documentação da importância do aleitamento materno exclusivo para prevenir a mortalidade infantil e a construção de curvas de crescimento infantil atualmente adotadas em mais de 140 países. É Professor Visitante das Universidades de Harvard, Oxford, Londres e Johns Hopkins. Recebeu inúmeras condecorações internacionais, entre elas, mais recentemente, em 2017, o Canada Gairdner Global Health Award. Por meio de suas pesquisas, é responsável direto pela sobrevivência de milhões de crianças ao redor do mundo. A promoção da amamentação exclusiva e o monitoramento adequado do crescimento, dois dos legados deixados pelos estudos liderados pelo Prof. Cesar, evitaram e seguem evitando que milhões de crianças percam a vida precocemente.

Biografia do Autor

Pedro Rodrigues Curi Hallal, Reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Professor Associado da Escola de Educação Física da UFPel. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Física e em Epidemiologia.
Reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Professor Associado da Escola de Educação Física da UFPel. Graduação em Educação Física (2000), mestrado (2002) e doutorado (2005) em Epidemiologia pela UFPel. Pós-Doutorado no Instituto da Saúde da Criança da Universidade de Londres. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Física e em Epidemiologia. Sócio fundador e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Educação Física e Saúde. Bolsista Produtividade do CNPq.
Fábio Vergara Cerqueira, Universidade Federal de Pelotas - Coordenador do Programa de Pós-Graduação em História - Professor Associado IV - Departamento de História - Instituto de Ciências Humanas - Pelotas, Rio Grande do Sul
Professor Associado IV da Universidade Federal de PelotasPesquisador CNPq - PQ 2 - Arqueologia HistóricaPós-Doutor em Arqueologia Clássica - Universidade de Heidelberg (2014-2016)Doutor em Antropologia Social - área Arqueologia Clássica - USP (2001) / estágio doutoral Escola Francesa de Atenas (1997/1998)Graduado em Licenciatura em História - UFRGS (1989) Coordenador do Programa de Pós-Graduação em História /UFPelCoordenador do Laboratório de Estudos sobre a Cerâmica Antiga / UFPelCoordenador do Museu Etnográfico da Colônia Maciel /UFPelCoordenador do Museu da Colônia Francesa / UFPelDepartamento de História / UFPelInstituto de Ciências Humanas / UFPelUniversidade Federal de PelotasPesquisador Visitante - Universidade de HeidelbergBolsista Fundação Humboldt "Pesquisador Experiente" - Arqueologia ClássicaHumboldtiano
Publicado
2018-05-02