Mulheres negras acadêmicas: preconceito, discriminação e estratégias de enfrentamento em uma universidade pública do Brasil

  • Bruna Lanzoni Munoz Estudante de Graduação em Psicologia do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo
  • Gisela Lays dos Santos Oliveira Estudante de Graduação em Psicologia do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo
  • Alessandro de Oliveira dos Santos Departamento de Psicologia Social e do Trabalho do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo
Palavras-chave: Mulheres negras, Preconceito, Discriminação, Estratégias de Enfrentamento, Instituições de Ensino Superior.

Resumo

Este estudo descreve as experiências de preconceito e discriminação de mulheres negras em uma universidade pública e suas estratégias de enfrentamento. Foi realizado um estudo qualitativo descritivo por meio de entrevista com 15 mulheres na faixa etária de 22 até 55 anos. Os dados coletados foram submetidos à análise de conteúdo dando origem as categorias: concepções sobre ser mulher negra; experiências de preconceito e discriminação na universidade; estratégias de enfrentamento do preconceito e da discriminação. Constatou-se que a concepção de ser mulher negra envolve necessariamente o desafio de construir uma auto­imagem e identidade positivas e uma perspectiva de resistência. O preconceito e discriminação na universidade manifestaram-se por meio de experiências que indicam hostilidade, rejeição e impedimentos. As estratégias de enfrentamento do preconceito e discriminação, por sua vez, envolvem o apoio da família, o envolvimento com a estética, a religiosidade e a ancestralidade de matriz africana, a participação em coletivos organizados de estudantes negros dentro da universidade. 

Biografia do Autor

Bruna Lanzoni Munoz, Estudante de Graduação em Psicologia do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo
Estudante de Graduação em Psicologia do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo
Gisela Lays dos Santos Oliveira, Estudante de Graduação em Psicologia do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo
Estudante de Graduação em Psicologia do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo
Alessandro de Oliveira dos Santos, Departamento de Psicologia Social e do Trabalho do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo
Professor do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo onde é responsável pela área de Intercultura e Raça-Etnia. Orientador de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social do Instituto de Psicologia da USP nas linhas de pesquisa Processos Psicossociais Básicos - Relações Indivíduo-Grupo e Psicologia Social, Saúde Coletiva e Política. Pesquisador Associado do Núcleo de Estudos e Prevenção da Aids da Universidade de São Paulo (NEPAIDS). Professor visitante do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Rondônia (MAPSI), onde ministra a disciplina Pesquisa Psicossocial das Desigualdades na Amazônia. Colabora com o Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiras da Universidade Federal de Roraima (PPGSOF) e o Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT) de São Paulo. Tem experiência nos temas: relações interculturais e étnico-raciais;; desigualdades; direitos humanos; religiosidade; comunidades tradicionais; conflitos socioambientais; turismo de base comunitária; planejamento em saúde.

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Publicado
2018-12-31
Seção
Estudos pós-coloniais e interseccionais. Abordagens e desafios multidimensionais para mulheres negras nas Américas