Publicações sonoras: entre processos de escuta e participação

  • Franciele Favero Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV)/ Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
  • Maria Raquel da Silva Stolf Departamento de Artes Visuais (DAV)/ Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV)/ Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
Palavras-chave: Arte sonora, Publicação sonora, Processos de escuta, Participação.

Resumo

O texto propõe reflexões sobre processos de desdobramentos de publicações sonoras em instalações, proposições e ações sonoras, ou vice-versa, em que a partir de intervenções, ações e instalações sonoras são produzidas publicações sonoras, envolvendo diferentes processos de escuta, entre o infra-ordinário e uma escuta infra-mince, entre o lugar de escuta de espaços sonoros fronteiriços, que pressupõe trânsitos entre contextos e falas atravessadas, pensando-se e praticando-se a escuta como situação, campo e espaço de participação. Deste modo, são investigadas as publicações e projetos sonoros The Sonic Body: Figures 1-12 (2011), de Brandon LaBelle, Crackers (2001) de Christof Migone, Horizontal Radio (1995), proposta pela ONF, bem como os processos de construção dos projetos e das publicações Como falar entre fronteiras (2015), da autora 1, Panquecas fantasmáticas e FORA [DO AR] (2004), da autora 2. Dialogando com estas reflexões, abordam-se relações com autores e autoras como José Iges, Walter Zanini, Brandon LaBelle, David Toop, Sabine Breitsameter e Gale Joseph-Hunter.

Biografia do Autor

Franciele Favero, Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV)/ Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
Franciele Favero é artista visual e mestranda em Artes Visuais – Linha de Processos Artísticos Contemporâneos, do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGAV/UDESC). Possui Bacharelado em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), com intercâmbio para o Baccalauréat en arts visuels et médiatiques da Université du Québec à Montréal (UQAM), no Canadá, com bolsa do Emerging Leaders in the Americas Program (ELAP), do governo canadense. Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisa as noções de espacialidade e de fronteira em diálogo com a arte contemporânea, produzindo trabalhos que se inserem no campo dos multimeios, abrangendo a fotografia, o vídeo e os usos do som.
Maria Raquel da Silva Stolf, Departamento de Artes Visuais (DAV)/ Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV)/ Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
Artista, pesquisadora e professora nos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Licenciada em Artes Plásticas pela UDESC, mestre e doutora em Artes Visuais (Poéticas Visuais) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Vem desenvolvendo a pesquisa Processos de escrita / Escuta de processos [articulações entre voz, palavra e silêncio em publicações sonoras] (2015-2021), na UDESC.
Publicado
2019-05-28
Seção
Dossiê A arte do Acontecimento - vertentes atuais da arte relacional e participativa