Disposições afetivas no romance Le fou d’Omar, de Abla Farhoud.

  • Dionei Mathias Professor do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria. http://orcid.org/0000-0001-8415-1460

Resumo

RESUMO: Publicado em 2005, Le fou d’Omar é um romance escrito por Abla Farhoud, escritora canadense de origem libanesa. Narrado a partir de diversas perspectivas, o romance trata de conflitos de família, mas também das dificuldades inerentes ao processo de assentamento no novo contexto cultural do Quebec. Nessa interseção, os afetos se revelam como centrais para a compreensão da dinâmica de vozes e, sobretudo, do acesso à produção discursiva. Afetos, neste contexto, são entendidos como modos de manutenção ou interrupção de relações sociais, incluindo a administração de pertencimento e exclusão. No processo de socialização, o indivíduo aprender a lidar com essas dinâmicas a fim de participar do conjunto de vozes que definem a imaginação das formatações de grupo. O romance de Abla Farhoud representa essas dinâmicas afetivas e mostra como elas são responsáveis pela tomada de consciência da imposição de diferença e sua transmissão. Nesse sentido, este artigo deseja discutir disposições afetivas em dois situações: no microcosmo da família, incluindo relações de amizade e no macrocosmo social de contextos nacionais e internacionais. 

Biografia do Autor

Dionei Mathias, Professor do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria.
Doutor em Letras pela Universidade de Hamburgo/Alemanha e pela UFPR.
Publicado
2020-01-04