Mapeando festas do Espírito Santo no Rio Grande do Sul (Brasil) e no Quebec (Canadá)

  • Cleusa Maria Gomes Graebin Unilasalle Canoas
Palavras-chave: Religião popular. Festas do Espírito Santo. Rio Grande do Sul, Brasil. Quebec, Canadá.

Resumo

Este trabalho é um relato de uma primeira tentativa para aproximar duas pesquisas paralelas sobre Festas do Espírito Santo no Grande do Sul (Brasil) e no Quebec (Canadá). No Sul do Brasil, esta celebração remonta ao século XVIII e no Quebec, à década de 1970. Nosso questionamento se direcionou para os contornos e especificidades que assumiu nestes espaços. A partir do seu mapeamento, tecemos considerações sobre sua entrada no Rio Grande do Sul e no Quebec, suas características, função social e simbólica. Percebemos que estas últimas estão relacionadas com a construção e reconstrução de identidades em diáspora e com a mediação entre o mundo dos homens e o espiritual – o do Espírito Santo. Em destaque, nestas duas pesquisas, a busca da identidade pela Festa e da autenticidade da Festa, esta última mais marcada no Brasil devido à distância no tempo e no espaço da Festa original açoriana.

Biografia do Autor

Cleusa Maria Gomes Graebin, Unilasalle Canoas
Doutora e mestre em História (UNISINOS). Coordenadora e professora do PPG em Memória Social e Bens Culturais do Unilasalle. professora do curso de História do Unilasalle. Coordenadora do Museu Histórico La Salle e editora da Mouseion Revista Eletrônica.

Referências

ABREU, Martha. O Império do Divino: festas religiosas e cultura popular no Rio de Janeiro, 1830-1900. Rio de janeiro: Nova Fronteira; São Paulo: Fapesp, 1999.

A FESTA DO ESPÍRITO SANTO. Brasiliana iconográfica.

Disponível em https://www.brasilianaiconografica.art.br/artigos/20192/a-festa-do-divino-espirito-santo

Acesso em 21 nov.

CÔRTES, João Carlos Paixão. Folias do Divino. Porto Alegre: Proletra, 1983.

DREHER, Martin Norberto. Rostos da Igreja no Brasil Meridional. In: In: DREHER, Martin N. (org.). Populações rio-grandenses e modelos de igreja. Porto Alegre: Edições EST; São Leopoldo: Sinodal, 1998.

GONÇALVES, José Reginaldo S.; CONTINS, M. Entre o divino e os homens: a arte nas festas do Divino Espírito Santo. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 14, n. 29, p. 67-94, jan./jun. 2008. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/ha/v14n29/a04v14n29 Acesso em 9 Fev. 2019.

GRAEBIN, Cleusa Maria Gomes. Sensibilidades em festa: celebrando o Espírito Santo no Rio Grande do Sul. Fênix – Revista de História e Estudos Culturais Janeiro/ Fevereiro/ Março/ Abril de 2012 Vol. 9 Ano IX nº 1. Disponível em: www.revistafenix.pro.br

HASTENTEUFEL, Pe. Zeno. O Espírito Santo na cultura luso-açoriana. In: HACKMANN, Geraldo Luiz Borges (org.). O Espírito Santo e a Teologia hoje. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1998.

JANUÁRIO, Ilda. Irmãos e Irmãs na Coroa. As Festas do Espírito Santo no Canadá. Toronto: edição de autor, 2019. Disponível como e-book em:

https://www.amazon.ca/Irm%C3%A3os-Irm%C3%A3s-Coroa-Esp%C3%ADrito-Portuguese-ebook/dp/B081QPCVS6/ref=sr_1_1?keywords=irmaos+e+irmas+na+coroa&qid=1574964388&sr=8-1

LEAL, João. As festas do Espírito Santo nos Açores: um estudo de Antropologia Social. Lisboa: Dom Quixote, 1994.

LEAL, João et al. Festas do Espírito Santo. Disponível em http://festasdoespiritosanto.pt Acesso em 9 Fev. 2018.

LEAL, João. O culto do divino: migrações e transformações. Lisboa: Edições 70, 2017.

Leal, João, Januário, Ilda & Mapril, José. Holy Spirit Festas in Canada: A General Perspective. Paper presented at the final seminar of the project Holy Ghost Festas in North America: Ritual, Ethnicity, Transnacionalism. Lisbon, March 17-18, 2017

SOUSA, Polina Macedo de. A festa do divino Espírito Santo: memória e religiosidade em Natividade-Tocantins. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2017.

Publicado
2020-01-04