Dioniso e Ariadne sob a harmonia de Apolo: uma leitura iconográfica da música no cortejo nupcial

  • Fábio Vergara Cerqueira UFPEL
  • Lidiane C. Carderaro
Palavras-chave: Dioniso. Ariadne. Cortejo nupcial. Música. Apolo citaredo.

Resumo

Este trabalho pretende, por meio da análise da iconografia em figuras negras sobre uma ânfora ática, suscitar uma discussão acerca da presença da música no ritual nupcial grego. A figura traz um casal sobre uma quadriga puxada por cavalos, identificado como Dioniso e Ariadne, acompanhado por um citaredo identificado como Apolo. É pertinente a essa abordagem, portanto, a relação mitológica engendrada na figura de análise e a relação que pode ter com o ritual nupcial praticado na Grécia dos séculos VI e V a.C., especificamente em Atenas. Apontando aspectos rituais e mitológicos, intenta-se dar luz à interpretação da presença da música no contexto nupcial retratado, abordando, com isso, as especificidades do ritual em si. 

Referências

DIODORO SÍCULO. Bibliotheca Histórica. Tradução de C. A. Oldfather, LOEB Classical Library Series, Harvard University Press, 1954.

APOLLODORUS. The Library. Tradução de Sir James George Frazer, Cambridge, MA, Harvard University Press; London, William Heinemann Ltd., 1921.

PLUTARCO. Vidas Paralelas – Teseu e Rômulo. Tradução, introdução e notas: Delfim F. Leão e Maria do Céu Fialho. Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, 2008.

HOMERO. Odisseia. Tradução de Carlos Alberto Nunes. Rio de Janeiro: Ediouro, 1997.

PLATÃO. Leis e Epínomis. Diálogos. Tradução de Carlos Alberto Nunes. Belém: Universidade Federal do Pará, 1980.

HOMERO. Ilíada. São Paulo: Matin Claret, 2005. (Coleção Obra-prima de cada Autor: série ouro).

HESÍODO. Escudo de Heracles. Tradução de Jaa Torrano. Hypnos, São Paulo, v. 6, 2000. 185-221.

EURÍPIDES. Ifigénia em Áulide. Tradução de C. A. P. Almeida. Coimbra, 1998.

ÉSQUILO. Prometeu Acorrentado. Tradução de Mário da Gama Cury. São Paulo: Zahar, 2013.

EURÍPIDES. As Fenícias. Tradução e introdução de Donaldo Schüler. L&PM, 2005.

CAMPBELL, D. A. Greek Lyric I: Sappho and Alcaeus. LOEB Classical Library, Harvard University Press, 1990.

LOBEL; PAGE. Poetarum Lesbiorum Fragmenta. Oxford: Claredon Press, 1955.

BOTTOS, M. Dioniso e Arianna a colloquio. Contaminazioni iconografiche su un’anfora attica a figure nere dai Civici Musei di Storia ed Arte di Trieste. Polymnia. Studi di Archeologia 6. Trieste: EUT, 2014. 263-279.

BUDRICK, Sheramy, Music and Image in Classical Athens. Cambridge University Press, 2005.

CERQUEIRA, F. V. Sentimentos íntimos femininos vistos pela poesia imagética dos pintores de vaso: representação iconográfica do casamento e do amor matrimonial na cerâmica ática (séculos VI e V a.C.). Estudos Clássicos II. História, Literatura e Arqueologia. Cornelli, G.; Costa, G. G. (orgs.). Brasília: Cátedra UNESCO Archai, Annablume Editora; Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2013. 85-118.

HAGUE, R. H. Ancient Greek Wedding Songs: The Tradition of Praise. Journal of Folklore Research. 20, nº 2/3. Indiana Univ. Press, 1983. 131-143.

MASON, C. The Nuptial Ceremony of Ancient Greece and the Articulation of Male Control Through Ritual. Honors Projects. Paper 5, Macalester College, 2006.

SOARES, C. I. O mito de Ariadna. Um arquétipo greco‑latino da condição humana. HUMANITAS 58, Coimbra, 2006. 45-51.

Publicado
2015-11-19