Educando o professor de línguas estrangeiras para um ensino socialmente justo

  • Andrea Machado de Almeida Mattos UFPEL
Palavras-chave: Ensino de línguas, Letramentos críticos, Justiça social

Resumo

Este artigo descreve uma experiência de introduzir a crítica literária em um pré-serviço de Inglês como Língua Estrangeira (EFL) em curso de formação de professores de uma grande universidade no Brasil, visando a formação crítica dos alunos e sua preparação como futuros professores críticos. O artigo procura mostrar como os conceitos de letramentos transnacionais e letramento crítico têm sido usados na formação de professores e para o desenvolvimento de abordagens críticas ao ensino de línguas. O documento também destaca a importância de incluir a educação para a cidadania em programas de formação de professores no Brasil, a fim de ter professores de línguas estrangeiras e professores-alunos se questionando como cidadãos globalizados e tecnologizados (Lankshear;. KNOBEL, 2003, p 155), bem como para refletir sobre seu papel na promoção da transformação social responsável e na promoção da justiça social. (Hawkins, 2011a; Zeichner, 2011).

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Publicado
2015-11-26
Seção
Dossiê Temático