Teatro e educação na obra de Tara Goldstein.

Klondy Lúcia de Oliveira Agra

Resumo


As Américas têm migrações constantes, com objetos distintos, desde seu descobrimento até a contemporaneidade. Tais atividades migratórias levam a estudos e pesquisas em torno do tema multiculturalismo, com o intuito de conscientizar sobre a cultura do “outro” e valorizar a preservação dessa cultura. Com o objetivo de divulgar um interessante trabalho canadense que vem sendo feito nessa área, analiso neste artigo a obra de Tara Goldstein, professora, autora e pesquisadora canadense que transforma suas pesquisas etnográficas em peças teatrais e através da arte ensina e promove estudos e pesquisas que incluem o esforço à eqüidade em educação e instrução, a educação de adolescentes imigrantes e a instrução em comunidades multilíngües, por acreditar que a divulgação de seus estudos e pesquisas pode orientar e fornecer alguns subsídios à prática do multiculturalismo em todas as Américas.

Abstract: the Americas have constant migrations, with distinct objects, since its discovery until today. Such migrant activities are object of studies and researches on multiculturalism with the goal of call the attention to the culture from “other” and to the preservation of this culture. With the main goal of announcing an interesting Canadian study that has been conducted in this area, I analyze in this article the work of Tara Goldstein, Canadian teacher, author and researcher that transforms her ethnographical researches in plays and, through the art, teaches and promotes studies and researches that include the effort for equity in education and instruction, immigrant teenagers’ education and the instruction in multilingual communities, since she believes that her studies and researches can guide and to supply some subsidies to the practice of multiculturalism in all Americas.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15210/interfaces.v6i1.6922

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN eletrônico: 1984-5677

ISSN impresso: 1519-0994