Poéticas da oralidade Sertão/Quebec: cinema e transculturalidade americana

  • Claudio Cledson Novaes Universidade Estadual de Feira de Santana
Palavras-chave: Cinema, documentário, animação, oralidade, sertão, Quebec

Resumo

Analisamos o filme documentário L’Oumigmag, ou l’objectif documentaire (1993), e o desenho animado Boi Aruá (1984), dirigidos, respectivamente, pelo cineasta e poeta canadense Pierre Perrault e por Chico Liberato, artista plástico e cineasta de animação brasileiro. O objetivo é problematizar a transparência e a opacidade da linguagem nos discursos fílmicos, discutindo como eles deconstroem a concepção de realidade local a partir de representação focada na poética da oralidade, agenciando os traços transculturais dos territórios identitários do Quebec-Sertão.

Biografia do Autor

Claudio Cledson Novaes, Universidade Estadual de Feira de Santana
Professor do Departamento de Letras e Artes.
Publicado
2013-12-12