A Relação entre Línguas Estrangeiras e o Processo de Internacionalização: Evidências da Coordenação de Letramento Internacional de uma Universidade Federal

  • Kyria Rebeca Finardi Universidade Federal do Espírito Santo http://orcid.org/0000-0001-7983-2165
  • Jane Meri Santos Universidade Federal do Espírito Santo
  • Felipe Guimarães Universidade Federal do Espírito Santo
Palavras-chave: Internacionalização, Línguas Estrangeiras, Secretaria de Relações Internacionais

Resumo

O trabalho discute o papel e a relação entre globalização e línguas estrangeiras no processo de internacionalização do ensino superior. Com esse fim, o artigo revisa estudos sobre o papel das línguas estrangeiras em geral, e do inglês em particular, no processo de internacionalização do ensino superior. A fim de subsidiar a discussão proposta no artigo, um estudo de caso foi realizado e descreve a criação de uma coordenação de letramento internacional dentro da estrutura da Secretaria de Relações Internacionais de uma universidade federal do sudeste. A coordenação descrita tem como objetivo apoiar as ações de internacionalização que perpassam o uso, ensino e aprendizado de línguas nessa instituição. Os resultados do estudo de caso sugerem que a criação de uma coordenação de línguas dentro da estrutura da secretaria de relações internacionais da instituição investigada foi positiva para o desenvolvimento das línguas estrangeiras e do processo de internacionalização nessa instituição.

Biografia do Autor

Kyria Rebeca Finardi, Universidade Federal do Espírito Santo
Doutora e Pós doutora em Linguística Aplicada em Inglês, professora do Departamento de Linguagens, Cultura e Educação e dos Programas de Pós Graduação de Linguística (PPGEL) e Educação (PPGE) da Universidade Federal do Espírito Santo
Jane Meri Santos, Universidade Federal do Espírito Santo
Doutora em engenharia química, professora do Departamento de Engenharia Ambiental e Secretária de Relações Internacionais da Universidade Federal do Espírito Santo.
Felipe Guimarães, Universidade Federal do Espírito Santo
Graduado em Letras Inglês, mestre em Gestão Pública, tradutor-intérprete na Secretaria de Relações Internacionais da Universidade Federal do Espirito Santo (UFES), coordenador pro tempore do Programa Idiomas sem Fronteiras na UFES.

Referências

AMORIM, G.; FINARDI, K. Globalização e Internacionalização do Ensino Superior: Evidências de um Estudo de Caso nos Níveis Micro, Meso e Macro. Revista Avaliação. No prelo.

BLOMMAERT, J. The Sociolinguistics of Globalization. Cambridge Approaches to Language Contact. p. 214. 2010.

BOURDIEU, P.; THOMPSON, J. Language and Symbolic Power. Cambridge, MA: Harvard UP, Print. 1991.

FINARDI, K. What Brazil can learn from Multilingual Switzerland and its use of English as a Multilingua Franca. Artigo submetido na Revista Acta Scientiarium, janeiro de 2016. Artigo submetido.

FINARDI, K. R.; ARCHANJO, R. Reflections of Internationalization of Education in Brazil. 2015 International Business and Education Conference Proceedings. Nova Iorque: Clute Institute. v. 1. p. 504-510. 2015.

FINARDI, K.; FRANÇA, C. O inglês na internacionalização da produção científica Brasileira. Revista Intersecções. No prelo.

FINARDI, K. R.; CSILLAGH, V. Globalization and linguistic diversity in Switzerland: insights from the roles of national languages and English as a foreign language. In: S. Grucza; M. Olpińska; P. Romanowski. (Org.). Advances in Understanding Multilingualism. 1ed.Warsaw: Peter Lang GmbH, International Academic Publishers, Frankfurt am Main, v. 24, p. 41-56. 2016.

FINARDI, K. ; PREBIANCA, G. Ensino Crítico de Inglês e Formação Docente na Contemporaneidade. Revista Atos de Pesquisa em Educação. No prelo.

FINARDI, K. R.; PREBIANCA, G; MOMM, C. F. Tecnologia na Educação: o caso da Internet e do Inglês como Linguagens de Inclusão. Revista Cadernos do IL, vol. 46, p. 193-208. 2013.

FINARDI, K. R.; PORCINO, M.C. Tecnologia e Metodologia no Ensino de Inglês: Impactos da Globalização e da Internacionalização. Ilha do Desterro, v. 66, p. 239-284. 2014.

FINARDI, K. R; PREBIANCA, G. V. V. Políticas linguísticas, internacionalização, novas tecnologias e formação docente: um estudo de caso sobre o curso de Letras Inglês em um universidade federal. Leitura (UFAL), v. 1, p. 129-154. 2014.

FINARDI, K. R.; TYLER, J. The Role of English and Technology in the Internationalization of Education: Insights from the Analysis of Moocs. In: 7th International Conference on Education and New Learning Technologies, 2015, Barcelona. Edulearn15 Proceedings... Barcelona: IATED, v. 1. p. 11-18. 2015.

FINARDI, K. ; ORTIZ, R. Globalization, Internationalization and Education: What is the Connection? IJAEDU- International E-Journal of Advances in Education, v. 1, p. 18-25, 2015.

GRADDOL, D. English Next: Why global English may mean the end of “English as a foreign language”. The English Company (UK) Ltd. British Council. pp.132. 2006. Disponível em http://www.britishcouncil.org/learning-research-english-next.pdf.

HAMEL, R. E. L’anglais, langue unique pour les sciences? Le rôle des modèles plurilingues dans la recherche, la communication scientifique et l’enseignement supérieur. Synergies Europe, n. 8. 2013.

JENKINS, J. English as a lingua franca in the international university: The politics of academic English language policy. Routledge, p. 243. 2013.

KNIGHT, J. The internationalization of higher education: Complexities and realities. In D. Teferra & J. Knight (Eds.), Higher education in Africa: The international dimension (pp. 1- 43). Boston: Boston College Center for International Higher Education. 2008.

ORTIZ, R. A. ; FINARDI, K. R. Social Inclusion and CLIL: Evidence From La Roseraie. In: International Conference On Education, Research And Innovation 2015, Sevilha. Iceri2015 Proceedings. Madri: Iated. v. 1. p. 7660-7666. 2015.

PINHEIRO, L. M. S.; FINARDI, K. R. Políticas Públicas de Internacionalização e o Papel do Inglês: Evidências dos Programas CsF e IsF. In: II Conel, 2014, Vitória. Anais do II Conel. Vitória: PPGEL. v. 1. p. 76-78. 2014.

PORCINO, M. C. ; FINARDI, K. Globalization and Internationalization in ELT: Methodology, Technology and Language Policy at a Crossword in Brazil. In: International Conference of Education, Research and Innovation, 2014, Sevilha. ICERI2014 Proceedings. Madri: IATED. v. 1. p. 1-11. 2014.

SHIN, J.C.; TEICHLER, U. The Future of The Post-Massified University at

the Crossroads. Restructuring Systems and Functions. Jung Cheol Shin and Ulrich

Teichler (Editors). Springer. 2014.

TILIO, R. Língua Estrangeira Moderna na Escola Pública: possibilidades e desafios. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 39, n. 3, p. 925-944, 2014. Disponível em: http://www.ufrgs.br/edu_realidade

VAVRUS, F.; PEKOL, A. Critical Internationalization: Moving from theory to Practice, FIRE: Forum for International Research in Education: Vol. 2: n. 2, 2015. Disponível em: h

Publicado
2016-06-18
Seção
Dossier Internacionalização da Educação Superior: Agendas, parcerias e conhecimentos