Por um modo de pesquisar – formar na Educação em projetos de cooperação internacional.

  • Margarete Axt Universidade Federal do Rio Grande do Sul, PPG de Informática na Educação, Porto Alegre, RS
  • Marcio André Rodrigues Martins Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
  • Felizberto Félix Singo Universidade Pedagógica de Maputo (UPM)
Palavras-chave: educação básica inicial, formação continuada em serviço, pesquisa-formação, cooperação internacional em pesquisa e formação, internacionalização da educação.

Resumo

Trata-se das atividades desenvolvidas pelo Projeto Brasil-Moçambique: formação continuada em serviço e prática docente em sériesiniciais do ensino fundamental, sob a responsabilidade dos grupos de pesquisaparceiros LELIC (UFRGS/BR) e CIUP (UPM/MZ), no âmbito do EditalPRÓ-AFRICA (MCT/CNPq nº 012/2008), durante o período de janeiro de2009 a dezembro de 2011, além dos seus desdobramentos até os dias atuais.O Projeto Brasil-Moçambique encontra-se vinculado ao projeto de pesquisa eformação CIVITAS/LELIC, no Brasil (apoios CNPq, FINEP, SEAD-UFRGS,SESU-MEC, CAPES), em andamento desde 2002, e cujo núcleo central depreocupação vem a ser a formação continuada em serviço de professoresdos anos iniciais do ensino fundamental. Aliado a uma metodologia deformação vinculada à pesquisa pós-graduada, que opera na constituição depequenos grupos de estudos e na invenção de práticas (que se atualizam comoexperimentações ativas, de professores e alunos em sala de aula), envolvendotambém gestores de escolas e Secretarias de Educação municipais, estametodologia se produz na articulação dos processos imaginativos e construçãodo conhecimento com o currículo programático e as políticas públicas deinclusão social e digital. No presente texto apresenta-se uma síntese reflexivado projeto, dos percursos desta parceria Brasil-Moçambique, com atençãoàs dificuldades encontradas e às alternativas construídas para a execuçãodos objetivos do projeto, e, também, os ultrapassamentos em relação à suaproposta inicial, cujos efeitos têm durado até os dias atuais.

Biografia do Autor

Margarete Axt, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, PPG de Informática na Educação, Porto Alegre, RS
Possui Graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do  Sul (1969), Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande  do Sul (1982) e Doutorado em Lingüística e Letras pela Pontifícia  Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1994). Atualmente é  Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com  atuação nos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) e em  Informática na Educação (PPGIE), coordenando o PPGEdu no triênio  1998-2000 (em 2000, o programa organizou e sediou a III Anped Sul) e o  PGIE, no triênio 2003-2006. Coordena o Laboratório de Estudos em  Linguagem, Interação e Cognição (LELIC), registrado no diretório de  grupos de pesquisa do CNPq, buscando possibilidades de interlocução da  educação  com os estudos em filosofia da linguagem e filosofia da  diferença, nas interfaces com a psicologia (social e cognitiva). Orienta  mestrado e doutorado no âmbito de dois projetos em andamento (CIVITAS e  PROVIA), na interface pesquisa-extensão, com as  temáticas: formação  docente continuada em serviço (educação infantil e ensino  fundamental/anos iniciais); processos de subjetivação na perspectiva da  invenção e criação, produção de sentido e autoria; tecnologias na  educação, incluindo EAD. A partir do projeto de pesquisa em cooperação  internacional Brasil-Moçambique, no âmbito do edital Pró-África/CNPq  (2009-2012), mantém parceria em pesquisa e cooperação acadêmica com a  pós-graduação da Universidade Pedagógica de Maputo. Tem recebido apoio à  pesquisa e à extensão do CNPq, FINEP, MEC, FAPERGS, UFRGS. É consultora  ad hoc do CNPq e da CAPES, desde 1999. Participou da Comissão de  Avaliação da Câmara de Ciências e Humanidades da Área Interdisciplinar  da CAPES, no período 2003-2011, tendo exercido a função de presidente  dessa mesma câmara no período de 2007-2011.

Referências

AXT, Margarete. Do pressuposto dialógico na pesquisa: o lugar da multiplicidade na formação (docente) em rede. Revista Informática na Educação: teoria & prática, v.11, n.1 (pp 91-104), 2008.

AXT, Margarete; MARTINS, Márcio A. R. Coexistir na diferença. In: Iole M. F. Trindade (org). Múltiplas alfabetizações e alfabetismos. Porto Alegre, UFRGS, 2008.

BERGSON, Henri. O pensamento e o movente: ensaios e conferências. Trad. Bento Prado Neto. São Paulo, Martins Fontes, 2006.

BROVETTO, Jorge; MIX, Miguel R.; PANIZZI, Wrana, M. A educação superior frente a Davos. Porto Alegre, UFRGS, 2003.

DELEUZE, Gilles. Espinosa; filosofia prática. Trad. Daniel Lins e Fabien P. Lins. São Paulo. Escuta. 2002.

DELEUZE, Gilles. Conversações. Trad. Peter P. Pelbart. Rio de Janeiro, Ed. 34, 1998.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, F. Mil Platôs; capitalismo e esquizofrenia. V.1. Trad. Aurélio Guerra Neto e Célia P. Costa. Rio de Janeiro, Ed 34, 2000.

_______________. O que é filosofia? Trad. De Bento Prado Jr e Alberto A. Muñoz. Rio de Janeiro, Ed. 34, 1997a.

________________. Mil Platôs; capitalismo e esquizofrenia.v.5 Trad. Peter P. Pelbart e Janice Caiafa. São Paulo, Ed 34, 1997b.

IMBERT Patrick. Transculturalité et transdisciplinarité: le Canada et les Amériques. Interfaces Brasil/ Canadá, Rio Grande, v. 11, n.1(pp 10-27), 2011.

LEVY Charmain, TREMBLAY Gaëtan, GIRARD Pierre. Entre l’université et les collectivités locales: comment s’effectue le partage des connaissances? Interfaces Brasil/ Canadá, Rio Grande, v. 10, n.1e 2 (pp 43-76), 2010.

PROJETO BRASIL-MOÇAMBIQUE: Formação Continuada em Serviço e Prática Docente em Séries Iniciais do Ensino Fundamental. PRÓÁFRICA - Edital MCT/CNPq nº 012/2008.

RELATÓRIO TÉCNICO DO PROJETO BRASIL-MOÇAMBIQUE: Formação Continuada em Serviço e Prática Docente em Séries Iniciais do Ensino Fundamental. PRÓÁFRICA - Edital MCT/CNPq nº 012/2008.

SPINOZA, Baruch de. Ética; demonstrada à maneira dos geômetras. Trad. Jean Melville. São Paulo, Martin Claret, 2002.

VARELLA, Ana Maria R. S. A comunicação interdisciplinar na educação. São Paulo, Escuta, 2008.

Publicado
2016-06-18
Seção
Dossier Internacionalização da Educação Superior: Agendas, parcerias e conhecimentos