RESENHA: DÍAZ-ANDREU, M. ARQUEOLOGIA: CRÍTICA E HUMANISTA. SÃO PAULO: FONTE EDITORIAL, 2019.

  • Tais Pagoto Bélo Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo
Palavras-chave: Arqueologia crítica, Gênero, Turismo, Patrimônio

Resumo

A obra “Arqueologia: crítica e humanista” tem como autora a prestigiada professora Margarita Díaz-Andreu, pesquisadora do ICREA, catedrática de Arqueologia da Universidade de Barcelona, além de ter sido professora da Universidade de Durham (1996 – 2011), com várias obras publicadas por editoras conceituadas, como Oxford U. P. e Cambridge U. P. O livro em questão foi elaborado como fruto de sua estadia no Brasil, durante o ano de 2013, com apoio da FAPESP, a convite de Pedro P. A. Funari, professor titular da Unicamp, o qual já almejava sua vinda desde 1999. O livro é resultado das aulas dadas aos alunos da Unicamp, os quais, de forma empolgada e dedicada, decidiram traduzi-las.

Biografia do Autor

Tais Pagoto Bélo, Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo
Possui graduação em História (2002), pela Universidade Estadual Paulista, Júlio de Mesquita Filho (Unesp). É Mestre em Arqueologia (2007) pelo programa de pós-graduação do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da Universidade de São Paulo (USP). É Doutora pelo programa de pós-graduação do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Sua iniciação científica teve como tema a cerâmica de Bucchero Etrusca, sob a orientação da Profa. Maria Celeste Fachin; no mestrado, sob a orientação da Profa. Dra. Márcia Angelina Alves, trabalhou com Arqueologia Brasileira, estudando os artefatos líticos e cerâmicos do sítio Água Limpa, município de Monte Alto, SP; e no doutorado, sob a orientação do Prof. Pedro Paulo A. Funari, com estágio na Universidade de St. Andrews (Escócia), sob a coorientação do Prof. Greg Woolf, estudou a figura feminina de Boudica, rainha e guerreira britã, envolvendo o estudo de teoria de gênero, literatura, usos do passado, história e arqueologia. É associada e pesquisadora cooperadora do LAP, Laboratório de Arqueologia Pública Paulo Duarte da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), participando também como pesquisadora dos grupos de estudo de Arqueologia Histórica (Unicamp) e Antiguidade e Modernidade: História Antiga e usos do passado (Unifesp). Seu primeiro pós-doutoramento foi concluído pelo Institute of Archaeology, da University College London (UCL), na área de Arqueologia Pública, sob a orientação do Prof. Tim Schadla-Hall e coorientação do Prof. Pedro Paulo A. Funari, com o estudo da memória coletiva diante da figura de Boudica. Seu segundo pós-doutoramento, foi feito junto ao departamento de História da Unicamp (IFCH), com a orientação do Prof. Pedro Paulo A. Funari, com a proposta de estudo sobre as mulheres na Britannia, romanas e bretã, e suas fontes escritas e materiais. Atualmente, a estudiosa está em seu terceiro pós-doutorado, com o tema relacionado à força das Mulheres Imperiais através das moedas, que está sendo feito no Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE), da Universidade de São Paulo (USP), sob a orientação do Prof. Vagner Carvalheiro Porto.

Referências

DÍAZ-ANDREU, M. ARQUEOLOGIA: CRÍTICA E HUMANISTA. SÃO PAULO: FONTE EDITORIAL, 2019.

Publicado
2019-12-15
Como Citar
Pagoto Bélo, T. (2019). RESENHA: DÍAZ-ANDREU, M. ARQUEOLOGIA: CRÍTICA E HUMANISTA. SÃO PAULO: FONTE EDITORIAL, 2019. Cadernos Do LEPAARQ (UFPEL), 16(32), 218-222. https://doi.org/10.15210/lepaarq.v16i32.17392
Seção
Resenhas