ARTE CONTEMPORÂNEA, PINTURA, FOTOGRAFIA, PERFORMANCE, ESCULTURA, VÍDEO, DANÇA, GÊNERO; CONTEMPORARY ART, PINTURA, PHOTOGRAPHY, SCULPTURE, VIDEO, DANCE, GENDER ISSUES

Políticas Editoriais

Foco e Escopo

2.1 Foco e escopo da revista

POLITICA  (PORTUGUÊS)   

                                                  (Please SCROLL DOWN FOR ENGLISH)

Paralelo 31, o periódico eletrônico  semestral do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas, apresenta-se como uma publicação universitária com foco na produção de pesquisas nos contextos da arte contemporânea, no que tange as diferentes abordagens poéticas, históricas, teóricas e críticas.

Objetivos

Nosso objetivo é divulgar as questões e os temas em torno dos processos de criação e do ensino das artes, com isso busca favorecer o debate cultural acerca da produção artística em consonância com sua diversidade atual.

A publicação pretende divulgar a reflexão crítica de pesquisadores que 
estudam e praticam a arte contemporânea, as artes e as artes visuais,
 incluindo educadores, críticos, historiadores, pesquisadores, professores 
e pós-graduandos. Ao compartilhar experiências de pesquisa, a revista 
propõe abordar as múltiplas questões e fenômenos da arte contemporânea.

Ênfase nas Linhas de pesquisa

Incentivamos a experimentação e damos ênfase para as reflexões em torno das duas linhas de pesquisa do Mestrado em Artes Visuais da UFPel:

Educação em Artes e Processos de Formação Estética 

Estudos que tratam de processos educacionais em artes, relacionados a experiências estéticas e práticas pedagógicas, na educação formal e não formal. Processos de mediação e formação em artes, nas relações entre cotidiano, cultura e sociedade. Ênfase na arte como campo de saber aberto que envolve a historiografia da arte, teoria e crítica.

Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano.  

Investigações no pensar e no fazer da arte, enfocando o processo de criação e as dimensões poéticas da produção artística contemporânea. Ênfase nas relações entre artes, sociedade, política, ética e linguagens nos contextos culturais e ligados ao cotidiano.

O campo de pesquisa em Artes Visuais se amplia e o número de pesquisadores no Brasil vem crescendo,  estimulado pela abertura de programas de pós-graduação. As publicações eletrônicas facilitam o acesso a referências bibliográficas significativas, de modo mais democrático, veiculadas para além das prateleiras das bibliotecas universitárias – as quais também renovam seus  repositórios digitais como a Guaiaca/UFPel, que visibiliza as dissertações de nosso Curso. São essas publicações eletrônicas que multiplica a circulação dos conhecimentos extramuros universitários.

PÚBLICO ALVO

O público alvo da revista é a comunidade acadêmica, artistas, pesquisadores das áreas de artes, ensino da arte, estética, crítica, e historiografia contemporâneas, bem como pesquisadores professores e estudantes de programas de pós-graduação em Artes. 

POLÍTICA DE SUBMISSÃO

Aceitamos submissões de pesquisadores na área das Artes e Artes Visuais com  ênfase na arte contemporânea e suas relações com a arte e o ensino da arte na contemporaneidade.

Autores devem ter título de Doutor, mas publicamos ocasionalmente doutorandos, notando que é preferível que todos os estudantes de programas de pós-graduação publiquem com seus orientadores e que é obrigatório para mestrandos e Mestres submeter textos em coautoria com seu orientador ou outro pesquisador doutor. 

DETECÇÃO DE PLÁGIO

Todas as submissões passam pela detecção de plágio em múltiplas línguas. Utilizamos o programa Plagiarisma para detectar a repetição de textose trechos previamente publicados.  Pedimos que os autores indicam casosde autocitação na lista de referências e no corpo do texto.

Notamos que Paralelo 31 publica apenas artigos originais e inéditos.Trabalhos publicados em outras línguas podem ser submetidos como traduções.

 

Version in English

Policy   2.1 Focus and Scope

 

 

Parallel 31, the semiannual electronic journal of the Postgraduate Program in Visual Arts of the Federal Universityof Pelotas, in Pelotas, Rio Grand do Sul, Brazil, is a university publication focused on the production of research in the context of contemporary art, considering different theoretical, critical, poetic and historical approaches.  

 

Objectives

Our objective is disseminating issues and subjects relating to the creative process and art teaching, in order to promote cultural debate about artistic production and its current diversity.

The publication aims to circulate critical reflection of researchers who study and practice contemporary art, the arts and the visual arts, including educators, critics, historians, professors and post-graduate students. In sharing research experiences, the journal proposes to address the multiple unfolding issues and phenomena of contemporary art. 

 
Emphasis on lines of research 
We encourage experimentation and emphasize critical reflection on subjects
related to the lines of research of the Masters Course in Visual Arts of UFPel:
 Education in the Arts and Processes of Aesthetic Education
Studies dealing with educational processes in art, relating to aesthetic 
experiences and pedagogical practices in formal and informal education. 
Processes of mediation and professional training and education in art,
 focusing on the relationships between everyday life, culture and society. 
Emphasis on art as an open field of knowledge that involves  its 
historiography, theory and criticism. 
Creative Processes and Poetics of Everyday Life. 
Investigations in the thought process and art making and doing, focusing 
on the process of creation and the poetic dimensions of contemporary
 artistic production. Emphasis on the relationships between art, society, 
politics, ethics and languages in cultural contexts and associated with 
everyday life.
 

The field of research in art expands and the number of researchers in Brazil has been growing, stimulated by the graduate programs which have opened in the past years. Electronic publications facilitate democratic access to meaningful bibliographical references, beyond the shelves of university libraries - which have also renewed their digital repositories such as Guaiaca / UFPel (http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/992), making our course’s dissertations available to a larger public. These electronic publications multiply the circulation of knowledge outside the university.

 

TARGET AUDIENCE
The journal's target audience is the academic community, artists, 
researchers in the art field, art education, aesthetics, criticism and 
contemporary art history, professors and postgraduate students. 
 
SUBMISSION POLICY
We accept submissions from researchers in the area of art with an 
emphasis on contemporary art and its relations to criticism, history 
and current practices of art education.
 Authors should have a Doctorate or PhD degree, but we also publish 
doctoral students, noting that it is preferable for all students in
 postgraduate programs to publish with their advisors and that this 
is obligatory for researchers with a Masters to submit texts in co-authorship
 with their advisor or another doctoral level researcher.
 
 Plagiarism Detection
All submissions are submitted to a program used for detecting 
plagiarism in multiple languages. We use the online program
 Plagiarisma  to detect the repetition of previously published texts 
and excerpts. Authors are requested to please indicate their own 
previously published works in the bibliography in case of self-citation. We note 
that Paralelo 31 only publishes original and previously unpublished papers. 
Papers published in other languages may be submitted as translations. 

 

 

Políticas de Seção

Editorial

Editores
  • Eduarda Gonçalves
  • Alice Monsell
  • Helene Sacco
  • Eleonora Santos
Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Insira aqui a política desta seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Ensaios Visuais

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Ensaios Textuais

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevistas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Traduções

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê Gênero

Editores
  • Lucia Weymar
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Dossiê Gênero: Entrevistas

Editores
  • Lucia Weymar
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resumos e Abstracts das Dissertações de Alunos Formados

Editores
  • Alice Monsell
  • Lucia Weymar
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Conversaciones con hacedores y pensadores de y en arte:

Esta seção é um modo de adaptar a plataforma SEER ao formato da revista que migrou do site do Mestrado em Artes Visuais da UFPel. É uma seção que somente existirá neste número devido ao dossiê gênero  com entrevistas.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

DOSSIÊ: SPMAV VII -Seminário de Pesquisa do Mestrado em Artes Visuais

O mesmo para artigos

Editores
  • Rosângela Fachel de Medeiros
  • Alice Monsell
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Expediente

Editores
  • Alice Monsell
Não verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Revista Paralelo 31 adota avaliação por pares em sistema de pareceristas ad hoc e do Conselho Editorial com a colaboração de Professores pesquisadores conceituados de diferentes universidades.                                                                                                                                                         ENGLISH:

Revista Paralelo 31 adopts peer evaluation in a system of ad hoc reviewers and the Editorial Board with the  collaboration of renowned research  professors from  different universities.

 

 

Periodicidade

periodicidade semestral                              periodicity semiannual 

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

This periodical offers immediate free access to its content, following the principle that making scientific information  freely available to the public makes the worldwide democratization  of knowledge possible

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

This journal used the system LOCKSS to create an archival system  that is distributed among participating libraries  and permits these to create permanent archives of the journal for preservation and restauration, see more in link. 

 

Paralelo 31

                                                       scroll down for English

Paralelo 31, periódico digital do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS, Brasil. Busca contribuir com a disseminação e o desenvolvimento da arte e a pesquisa no atual contexto. Oferece um espaço paralelo – um campo neutro – onde se pode encontrar percursos múltiplos da reflexão e produção críticas em Poéticas Visuais, Ensino da Arte, e a Educação Estética.

                                                          Version in ENGLISH:

Parallel 31, digital journal of the Postgraduate Program in Visual Arts of the Federal University of Pelotas, in Pelotas, state of Rio Grande do Sul, Brazil. It seeks to contribute to the dissemination and development of art and research in the current context. It offers a parallel space - a neutral field - where one can find multiple paths of critical reflection and production in Visual Poetics, Teaching of Art, and Aesthetic Education.