JAZIDA: ENTRE LIVROS, COLEÇÕES, CONSTELAÇÕES E DESCOBERTAS

  • Helene Gomes Sacco Professora colaboradora no Mestrado em Artes Visuais e de Graduação do Centro de Artes da UFPel em cursos de na área da Escultura e Percepção tridimensional nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Artes Visuais, Design gráfico e digital.

Resumo

O texto apresenta e busca refletir sobre a proposição JAZIDA, desenvolvida pelo grupo de pesquisadores do projeto Lugares-Livro: dimensões poéticas e materiais (CNPq/UFPEL). Tal proposição iniciou como estratégia de autodescoberta por via de um pequeno levantamento pessoal de bibliografia e seguiu com a criação de diálogos entre os participantes e da formação de constelações de referências, como um desenho invisível de conexão entre os membros do grupo. Ao analisar os resultados procura pensar no porquê escrever um livro, e no valor dado à leitura e escrita. Destaca a importância da formação de acervos de livros ao apresentar a experiência artística de colagem coletiva nos tapumes da obra de construção da Biblioteca de Ciências Humanas da UFPEL em 22 abril de 2015, véspera do dia Mundial do Livro.  MINE: BETWEEN BOOKS, COLLECTIONS, CONSTELLATIONS AND DISCOVERIESAbstract: This papel presents and reflects on the proposition JAZIDA (MINE), developed by the group of researchers on the project Book-Places: poetic dimensions and materials (CNPq/UFPEL). The proposition began as a strategy for self-discovery by means of a small personal survey of bibliographies, followed by the creation of dialogues between participants and the forming of constellations of references, a kind of invisible drawing of the connections between members of the group. In analyzing the results, I consider reasons why I am writing a book, and the value given to reading and writing. I highlight the importance of book collections as I present the artistic experiences involving group collages that were made on the boards isolating and surrounding the construction site of the Library of Human Sciences of UFPEL, on April 22, 2015, on the eve of World Book Day. 

Biografia do Autor

Helene Gomes Sacco, Professora colaboradora no Mestrado em Artes Visuais e de Graduação do Centro de Artes da UFPel em cursos de na área da Escultura e Percepção tridimensional nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Artes Visuais, Design gráfico e digital.
Artista e pesquisadora; Doutora em Arte Visuais, UFRGS (2014),  Mestrado em Artes Visuais, ênfase Poéticas Visuais, UFRGS(2009). Especialização e Didática e Metodologia de Ensino Superior(2004)Professora colaboradora no Mestrado em Artes Visuais; Professora do Centro de Artes da UFPel em cursos de Graduação na área da Escultura e Percepção tridimensional na modalidade Licenciatura e Bacharelado; Design gráfico e digital na UFPEL/Pelotas-RS. Atua como pesquisadora nos seguintes temas: Objeto, desenho e palavra, com ênfase de pesquisa em objetos cotidianos, invenções e (re)fabricações, inventários ordinários e relações entre arte e literatura.
Publicado
2017-03-08
Como Citar
Gomes Sacco, H. (2017). JAZIDA: ENTRE LIVROS, COLEÇÕES, CONSTELAÇÕES E DESCOBERTAS. Paralelo 31, 2(7). https://doi.org/10.15210/p31.v2i7.10605