AS ÁGUAS DE BACHELARD, FARACO E ROSA: A ARTE NA LITERATURA

  • Graciele Macedo Pedra
  • Daniela Da Cruz Schneider
  • Priscila Monteiro Chaves

Resumo

O presente trabalho aponta como favorável à imaginação, o contato profundoda criança com a literatura e a arte, no sentido da promoção de uma nutrição estética. Navegando pelos contos “A terceira margem do rio”, de João Guimarães Rosa, que apresenta o rio em suas três margens e “Travessia”, de Sergio Faraco, que deposita no rio sua chance de sobrevivência, discutimos amparadas em Bachelard a relação infantil com a natureza como a grande matéria da imaginação. A imagem do rio se traduz como o principal símbolo representativo da narrativa em ambos os contos, permitindo o vagar dos autores que falam do mundo e da imensidão íntima.THE WATERS OF BACHELARD, FARACO AND ROSA: ART IN LITERATUREAbstract: The present work points out as favorable to the imagination, the deep contact of the child with literature and art, in the sense of promoting aesthetic nutrition. Navigating through the tales “The third bank of the river”, by João Guimarães Rosa, who presents the river on its three banks and “Travessia”, by Sergio Faraco, who ponders in the river his chance of survival, we discuss supported in Bachelard the child relationship with Nature as the great matter of imagination. The image of the river translates as the main representative symbol of the narrative in both tales, allowing the wandering of the authors who speak of the world and the intimate immensity
Publicado
2017-10-02
Como Citar
Pedra, G. M., Schneider, D. D. C., & Chaves, P. M. (2017). AS ÁGUAS DE BACHELARD, FARACO E ROSA: A ARTE NA LITERATURA. Paralelo 31, 2(5). https://doi.org/10.15210/p31.v2i5.12259