Paisagem Urbana

  • Sabina Vallarino Sebasti Doutoranda em Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, UFPEL. Mestre em Artes Visuais, Programa de Pós-graduação em Artes Visuais, Universidade Federal de Pelotas/UFPEL (2016).
Palavras-chave: Pintura, paisagem urbana, arte contemporânea

Resumo

O ensaio visual Paisagem Urbana apresenta uma série de pinturas realizada a óleo, algumas sobre tela, outras sobre madeira, que pretendem refletir sobre o entorno contemporâneo, onde a paisagem se apresenta como um aglomerado desajustado e cambiante de estímulos visuais. A representação pictórica retrata uma cidade contemporânea que vive apressada. De forma análoga, a navegação por internet se assenta num modo de recriação virtual do movimento, tal que uma informação se conecta com outra abrindo caminhos possíveis. As propostas educativas deveriam contemplar as circunstâncias específicas em que a cultura opera, com a convicção de que só desde um conhecimento das condições em que a existência se desenvolve é que a educação poderia construir  aprendizagens, criar narrativas e gerar ações que incidam na vida humana. Palavras-chave: Pintura; paisagem urbana; arte contemporânea. Urban LandscapeAbstract: The visual essay Urban Landscape presents a series of paintings done in oil, some on canvas, others on wood, which intend to reflect on the contemporary environment, where the landscape presents itself as a maladjusted and changing agglomeration of visual stimuli. The pictorial representation portrays a contemporary city that lives in a hurry. Similarly, internet browsing is based on a mode of virtual recreation of movement, such that information is connected to another, opening up possible paths. The educational proposals should contemplate the specific circumstances in which the culture operates, with the conviction that it is only from a knowledge of the conditions in which existence develops that education could build learning, create narratives and generate actions that affect human life.Keywords: Painting; urban landscape; contemporary art.  

Biografia do Autor

Sabina Vallarino Sebasti, Doutoranda em Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, UFPEL. Mestre em Artes Visuais, Programa de Pós-graduação em Artes Visuais, Universidade Federal de Pelotas/UFPEL (2016).
Doutoranda em Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, UFPEL. Mestre em Artes Visuais, Programa de Pós-graduação em Artes Visuais, Universidade Federal de Pelotas/UFPEL (2016). Bacharela en Artes Plásticas y Visuales, pela Universidad de la Republica, Montevideo/UDELAR, Uruguay (2013). Trabalhou como docente e pesquisadora na criação de programas de educação artística, Facultad de Artes, UDELAR, Montevideo, Uruguay (2001 - 2007). Desempenhou-se como Professora Substituta no curso Bacharelado em Produção e Política Cultural, Universidade Federal do Pampa/UNIPAMPA, Jaguarão-RS (2017 - 2019). Possui formação interdisciplinar em Avaliação de Metodologias de Ensino. Pesquisadora em Educação Artística, com especial interesse em desenvolvimento da percepção visual e aplicação de metodologias experimentais em salas de aula. Experiência em Artes Visuais com ênfase em pintura, desenho e fotografia. Realizou exposições em diversas galerias e centros culturais em cidades como Montevideo, Punta del Este, Buenos Aires e Pelotas. A série de pinturas que ilustram este ensaio visual, foram obras apresentadas como parte da Dissertação de Mestrado em Artes Visuais: “Paisagem Urbana: Genealogia de uma intenção poética em pintura” (Pelotas, 2016). Pesquisa também na temática do retrato e em ilustrações para livros de poesias.  Website:www.sabinasebasti.com
Publicado
2019-12-10
Como Citar
Sebasti, S. V. (2019). Paisagem Urbana. Paralelo 31, 2(13), 234. https://doi.org/10.15210/p31.v2i13.18727
Seção
Ensaios Visuais