Deleuze e a música: modos de criar no curso de Bacharelado em Música Popular da UFPel

Resumo

O presente trabalho problematiza os modos de pensar a criação no curso de bacharelado em música popular da Universidade Federal de Pelotas-RS. Operando a partir da perspectiva da filosofia da diferença (DELEUZE, 2010; 1999; 2009), a música e a filosofia deleuziana ocupam um lugar de pensamento e ativação artística. São propostas alianças com filósofos e compositores como Tom Zé para abordar a prática de conjunto e a constituição de bandas.Palavras-chave: Filosofia da diferença; Criação musical; Bacharelado em música popular.Deleuze and music: ways to create at the Bachelor’s course in Popular Music at UFPelAbstract: The present investigation discusses ways of thinking about creation in the Bachelor's course in Popular Music at the Federal University of Pelotas-RS, Brazil. Operating from the perspective of the philosophy of difference (DELEUZE, 2010; 1999; 2009), music and Deleuzian philosophy occupy a place of reflection and artistic activation. Alliances are proposed with philosophers and composers like Tom Zé to address ensemble practice and the constitution of bands.Keywords: Philosophy of difference; Music creation; Bachelor's degree in popular music.

Biografia do Autor

Marcelo Barros de Borba, Universidade Federal de Pelotas/UFPel, RS.
Formado bacharel em música pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) tem mestrado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e doutorado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em educação. Atualmente atua como docente nos cursos de música da Universidade Federal dePelotas-RS. Reside em Pelotas e colabora como professor e pesquisador no Núcleo de Música Popular (NUMP). 

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Publicado
2020-12-10
Como Citar
Barros de Borba, M. (2020). Deleuze e a música: modos de criar no curso de Bacharelado em Música Popular da UFPel. Paralelo 31, 2(15), 164. https://doi.org/10.15210/p31.v2i15.21005