Capital Social e políticas públicas no Rio Grande do Sul - comparando duas cidades no Vale do Rio dos Sinos. Estância Velha e São Leopoldo

  • Everton Rodrigo Santos
  • Norberto Kuhn Júnior
Palavras-chave: Capital Social, Instituições, Cultura Política

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar as razões que determinam a avaliação satisfatória das políticas públicas, no Rio Grande do Sul em duas cidades da região do Vale do Rio dos Sinos. Estância Velha e São Leopoldo. Para tanto, construímos um quadro teórico sinérgico que leva em consideração tanto as implicações institucionais formais em si (neoinstitucionalismo), bem como, os padrões valorativos locais, (a cultura política). Nossa hipótese de trabalho é que o capital social, próprio da cultura política local existente nas cidades em tela, constitui-se num aliado às instituições políticas, pois ele favorece positivamente a avaliação do desempenho das políticas públicas municipais. A metodologia utiliza os resultados de duas pesquisas quantitativas, tipo surveys domiciliares, aplicadas em Estância Velha e em São Leopoldo, com amostras probabilísticas totalizando cerca de 1200 questionários, com erro amostral de 4% e confiança de 95%, entre os meses de janeiro e abril de 2012 e junho e julho de 2013, bem como, pesquisa documental aos sites das referidas prefeituras, IBGE, TCE e da FEE (Fundação de Economia e Estatística do Rio Grande do Sul).

Biografia do Autor

Everton Rodrigo Santos
Pós-doutor em Ciência Política (2013), doutor (2005) e mestre (1996) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor da Universidade Feevale e da Universidade Luterana do Brasil.
Norberto Kuhn Júnior
Doutor em Ciências da Comunicação (2008), pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), mestre (1996) em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor da Universidade Feevale.
Publicado
2014-01-27
Edição
Seção
Artigos