A Universidade pública e as estratégias nacionais de desenvolvimento: percurso por uma trajetória de conflitos e expectativas

  • Jaqueline Priscila da Silva Souza Universidade Federal do ABC
  • Maria Gabriela S. M. C. Marinho Universidade Federal do ABC
Palavras-chave: Universidade, Nacional-desenvolvimentismo, Neoliberalismo, Neodesenvolvimentismo

Resumo

O artigo procura analisar o papel atribuído para a universidade nas estratégias nacionais de desenvolvimento a partir de sua criação. Conflitos e expectativas estão presentes desde a origem das primeiras universidades no país, nos debates sobre o seu papel e na sua relação com o desenvolvimento econômico. Amparada pela pesquisa bibliográfica, a análise indica o relevo que a instituição universitária adquiriu no projeto de modernização, industrialização e desenvolvimento do Estado, em especial o lugar que lhe foi atribuído nas estratégias nacional-desenvolvimentistas, neoliberais e neodesenvolvimentistas que consideram a construção da ciência, tecnologia e inovação e a formação de profissionais qualificados como fatores decisivos na afirmação de seus respectivos modelos.

Biografia do Autor

Jaqueline Priscila da Silva Souza, Universidade Federal do ABC
Mestranda do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do ABC (UFABC).
Maria Gabriela S. M. C. Marinho, Universidade Federal do ABC
Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Atua como professora e pesquisadora no Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais (PCHS-UFABC).
Publicado
2015-07-31
Edição
Seção
Dossiê