O subsistema partidário da Fronteira Oeste gaúcha (2002-2014)

  • Cláudio Júnior Damin
  • Maurício Michel Rebello Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Leonardo Teixeira Martins Universidade Federal do Pampa
Palavras-chave: Sistema Eleitoral, partidos políticos, Fronteira Oeste gaúcha, eleições.

Resumo

O artigo analisa o subsistema partidário da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul a partir dos dados relacionados à eleição para a Câmara dos Deputados no período de 2002 a 2014. A região é composta por treze municípios relativamente homogêneos do ponto de vista socioeconômico. Busca-se, a partir do estudo de quatro eleições, mensurar a volatilidade eleitoral, o número de partidos efetivos, a força das agremiações partidárias na região e os candidatos que conseguem se eleger tendo como base o contingente eleitoral da Fronteira Oeste. A hipótese central do artigo é a de que há especificidades na região, entretanto, como um todo, o sistema partidário local está alinhado com o sistema partidário nacional.

Biografia do Autor

Cláudio Júnior Damin
Bacharel em Ciências Sociais, mestre e doutor em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor adjunto do curso de Ciências Sociais-Ciência Política e especialização em Políticas Públicas da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), campus São Borja, RS.
Maurício Michel Rebello, Universidade Federal da Fronteira Sul
Bacharel em Ciências Sociais, Mestre e doutorando em Ciência Política, todos pela Universidade Fedral do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor adjunto de Ciência Política na Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Erechim, RS.
Leonardo Teixeira Martins, Universidade Federal do Pampa
Graduando no bacharelado em Ciências Sociais - Ciência Política da Universidade Federal do Pampa. Bolsista de Iniciação Científica.
Publicado
2016-01-30
Edição
Seção
Artigos