Movimento feminista em rede: análise do blog e do Facebook “Lugar de Mulher”

  • Daniele Ferreira Seridório Unesp
  • Douglas Alves Graciano UEL
  • Eduardo Magalhães
  • Guilherme Henrique Vicente Unesp
  • Josiane de Cássia Lopes
Palavras-chave: Movimentos sociais em rede, Movimentos sociais, Movimento Feminista, “Lugar de Mulher”.

Resumo

O conceito de movimentos sociais em rede surgiu para explicar o fenômeno de apropriação das tecnologias de informação e comunicação pelos movimentos sociais como novo meio de organização. Atualmente, a rede é ambiente para informação, disseminação de novas pautas, construção coletiva de reivindicações e até de manifestação. Este trabalho tem como objetivo entender e analisar como o movimento feminista usa essas ferramentas de comunicação. Para isso, usamos a metodologia de coleta sistemática de categorias e análise quantitativa para analisar o blog “Lugar de Mulher” e a página na rede social Facebook do referido website por cinco dias. Nossos resultados mostraram que, apesar do potencial de ferramenta digital para o movimento social, o “Lugar de Mulher” não efetiva ações no mundo offline e tem interações limitadas com os usuários que participam do debate proporcionado no espaço digital.

Biografia do Autor

Daniele Ferreira Seridório, Unesp
Mestranda em Comunicação na Universidade Estadual Paulia "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela mesma instituição. seridorio@gmail.com.
Douglas Alves Graciano, UEL
Graduando em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). douglas.graciano@hotmail.com. 
Eduardo Magalhães
Graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"  (UNESP). edsmaga@gmail.com. 
Guilherme Henrique Vicente, Unesp
Mestrando em Comunicação na Universidade Estadual Paulia "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP). Graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela mesma instituição. henriqueguilherme4@gmail.com. 
Josiane de Cássia Lopes
Graduada em Comunicação Social- Jornalismo pela Universidade do Sagrado Coração (USC). josianeclopes@hotmail.com
Publicado
2016-01-30
Edição
Seção
Artigos