EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR EM ATIVIDADE PROJETUAL NO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS

  • Vanessa Patzlaff Bosenbecker
  • Taís Marini Brandelli
  • Carolina Ritter
  • Christiano Piccioni Toralles
Palavras-chave: interdisciplinaridade, ensino de projeto, ensino e aprendizagem, projeto integrado, Tecnologia em Construção de Edifícios

Resumo

O objetivo principal deste artigo foi analisar uma atividade interdisciplinar realizada com alunos ingressantes do curso superior de Tecnologia em Construção de Edifícios do IFRS campus Rio Grande. Tal atividade consiste em um projeto integrado que avalia parte dos conteúdos de quatro disciplinas do primeiro semestre do curso. Foi aplicado um questionário online para os alunos que participaram da atividade nos anos de 2018 e 2019, e as respostas foram analisadas quantitativamente e qualitativamente. A partir das percepções dos docentes/autores e das respostas dos alunos foi feita uma reflexão acerca da atividade, visando potencializar seu aproveitamento, como exemplos, buscar meios de qualificar os períodos de orientação e deixar as informações sobre critérios e fontes de pesquisa ainda mais acessíveis. Conclui-se que a atividade interdisciplinar é vista positivamente por alunos e professores, devido à relevância para a vida profissional do tecnólogo, ainda que seja desafiadora e necessite de aperfeiçoamentos.
Publicado
2020-11-24
Como Citar
PATZLAFF BOSENBECKER, V.; MARINI BRANDELLI, T.; RITTER, C.; PICCIONI TORALLES, C. EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR EM ATIVIDADE PROJETUAL NO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS. PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade, v. 4, n. 15, 24 nov. 2020.