USO DO APLICATIVO TALLY NA AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA DE EDIFÍCIOS: ESTUDO DE CASO COM UMA EDIFICAÇÃO MULTIFAMILIAR BRASILEIRA

Raísa Machado Rinkevicius, Michele Ferreira Dias Morales, Alessandra Teribele

Resumo


A necessidade de minimização dos impactos ambientais gerados pela construção civil tem- se evidenciado na indústria da construção. A Avaliação de Ciclo de Vida (ACV) constitui-se uma das principais ferramentas para auxiliar essa redução, porém a grande quantidade de dados de entrada relacionada às edificações dificulta sua aplicação. O Building Information Modelling (BIM) surge como alternativa, facilitando o processo de elaboração da ACV. Esse estudo tem o objetivo de verificar o uso do BIM, por meio do aplicativo Tally, na ACV de uma edificação brasileira com foco no sistema de envoltória. Os resultados demonstraram que o aplicativo, associado ao software REVIT, auxiliou a elaboração da ACV, viabilizando diversas comparações e subsidiando o processo de tomada de decisão durante a etapa de projeto. Entre as limitações encontradas destacam-se as diferenças regionais relacionadas ao transporte e produção dos materiais, visto que a base de dados do Tally é proveniente de outro país.

Palavras-chave: Modelo de Informação da edificação, Tally, impacto ambiental das edificações, ferramenta de apoio ao projeto.


Texto completo:

214-237


DOI: https://doi.org/10.15210/pixo.v5i17.20016

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade

 

 

INDEXADORES e DIRETÓRIOS 

ARLA

DIADORIM

DOAJ

DOI

EBSCO

ERIH PLUS

GOOGLE SCHOLAR

LATINDEX

LIVRE

PORTAL DE PERIÓDICOS CAPES

PORTAL DE PERIÓDICOS UFPEL

REDIB

SUMÁRIOS.ORG

 

 

contador