USO DO APLICATIVO TALLY NA AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA DE EDIFÍCIOS

Estudo de caso com uma edificação multifamiliar brasileira

  • Raísa Machado Rinkevicius
  • Michele Ferreira Dias Morales
  • Alessandra Teribele
Palavras-chave: modelo de informação da edificação, Tally, impacto ambiental das edificações, ferramenta de apoio ao projeto

Resumo

A necessidade de minimização dos impactos ambientais gerados pela construção civil tem- se evidenciado na indústria da construção. A Avaliação de Ciclo de Vida (ACV) constitui-se uma das principais ferramentas para auxiliar essa redução, porém a grande quantidade de dados de entrada relacionada às edificações dificulta sua aplicação. O Building Information Modelling (BIM) surge como alternativa, facilitando o processo de elaboração da ACV. Esse estudo tem o objetivo de verificar o uso do BIM, por meio do aplicativo Tally, na ACV de uma edificação brasileira com foco no sistema de envoltória. Os resultados demonstraram que o aplicativo, associado ao software REVIT, auxiliou a elaboração da ACV, viabilizando diversas comparações e subsidiando o processo de tomada de decisão durante a etapa de projeto. Entre as limitações encontradas destacam-se as diferenças regionais relacionadas ao transporte e produção dos materiais, visto que a base de dados do Tally é proveniente de outro país.
Publicado
2021-05-09
Como Citar
MACHADO RINKEVICIUS, R.; FERREIRA DIAS MORALES, M.; TERIBELE, A. USO DO APLICATIVO TALLY NA AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA DE EDIFÍCIOS: Estudo de caso com uma edificação multifamiliar brasileira. PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade, v. 5, n. 17, 9 maio 2021.