PROJETO, PADRÕES E TECNOLOGIA

Da linguagem de Alexander à programação e inteligência artificial

  • Giovanna Tomczinski Novellini Brígitte
Palavras-chave: processo de projeto, arquitetura digital, design computacional, modelagem da informação, parâmetros de projeto

Resumo

O Design Computacional e a Modelagem da Informação da Construção (BIM) governam as tendências atuais do projeto mediado por computador em arquitetura. Se, por um lado, o design computacional é capaz de proporcionar um conjunto de inúmeras possibilidades durante o projeto arquitetônico, por outro, BIM pode ter um enorme impacto no reforço da qualidade das decisões tomadas na fase de concepção, uma vez que promete a integração e processamento de informações em Arquitetura, Engenharia, Construção e Operação (AECO) combinando tecnologias geométricas e informações não geométricas. Este ensaio colabora para áreas de Processo de Projeto e Arquitetura Digital, resgatando e rediscutindo aspectos levantados por movimentos como o Design Methods (1960) e Design Thinking (1969), estimulando sua integração à alternativas digitais, consolidas (CAD, SGs) e promissoras (BIM e AM), subsidiando os projetistas na escolha assertiva de soluções projetuais com diversidade e similaridade semântica, através de métodos e algoritmos de tomada de decisão.
Publicado
2021-05-09
Como Citar
TOMCZINSKI NOVELLINI BRÍGITTE, G. PROJETO, PADRÕES E TECNOLOGIA: Da linguagem de Alexander à programação e inteligência artificial. PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade, v. 5, n. 17, 9 maio 2021.